O certame começou com uma reunião, esta manhã, do Conselho Consultivo (Choiseul Africa Advisory Board), do qual faz parte o empresário moçambicano Salimo Abdula, seguida por vários eventos/debates com as partes interessadas do país e da região.
Salimo Abula defendeu, em 2024, no último fórum de negócios Choiseul Africa, em Marrakech, Marrocos, a necessidade dos governos africanos apostarem fortemente no investimento na rede de infra-estruturas de modo a torná-la factor impulsionador do desenvolvimento das economias do continente.
O Chairman do Grupo Intelec Holdings lançou o repto na V Edição do Choiseul Africa Business Forum, na qual foi convidado a elaborar sobre “Urbanização: entre os desafios e um papel condutor na transformação económica em África”, tema, no seu entender, actual e de vital importância para o futuro das nações africanas.
Apesar de reconhecer que passos significativos foram dados ao longo dos anos, Salimo Abdula destacou que ainda subsistem desafios multiformes, a começar pelo crescimento acelerado da pobreza urbana, realidade que desafia as lideranças africanas a adoptar uma visão estratégica de modo inverter a tendência.
Aliás, no seu entender, é igualmente premente que os governos e órgãos de tomada de decisão se reinventem para que os abundantes recursos sirvam aos africanos e contribuam para o desenvolvimento das nações, o que permitirá elevar os índices de competitividade do continente em relação ao resto do mundo.
A V Edição do Choiseul Africa Business Forum juntou cerca de 800 líderes influentes que, durante dois dias, debateram sobre os melhores caminhos/estratégias sustentáveis para o futuro do continente africano.
Fonte: Jornal Noticias