27.1 C
New York
Tuesday, September 30, 2025
InícioDesportoSecretários Gerais dos Comités Olímpicos Africanos planificam Jogos Olímpicos Los Angeles 2028

Secretários Gerais dos Comités Olímpicos Africanos planificam Jogos Olímpicos Los Angeles 2028

Decorre entre os dias 27 e 28 de Setembro, o 41° seminário dos secretários gerais dos comités olímpicos de África, evento organizado pelo Comité Olímpico de Moçambique numa das instâncias hoteleiras da capital moçambicana. Preparar a participação do continente nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 é um dos objectivos do evento que reúne 54 nações e representantes da Solidariedade Olímpica.

Por Julião Tsowo

O encontro tem como objectivo planificar e desenhar uma estratégia continental de organização e participação nos Jogos Olímpicos Los Angels 2028.

O Presidente do Comitê Olímpico de Moçambique (COM), Aníbal Manave, falou dos desafios e das perspectivas que este encontro traz para os comités olímpicos de África.

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 

“Este encontro é para planificar o próximo quadriénio, nós estamos aqui, para fazermos a retrospectiva do que foi o último quadriénio olímpico, do que foi a última Olimpíada, e, a partir daqui, planificarmos o próximo.

Esta reunião deveria ter acontecido no ano passado, depois dos Jogos Olímpicos. Tivemos que reorganizar e adiamos exatamente para este ano. Mas, apesar de tudo, houve um trabalho de casa que foi dado a todos os Comitês Olímpicos, por forma a que, apesar de estarmos a realizar esta reunião com um ano de antecedência, ela seja muito produtiva. Há questões que vão estar na mesa, que são muito importantes como é o caso da solidariedade olímpica aos Comitês Olímpicos. Os apoios devem ser dirigidos para que áreas, exatamente. Então, temos que inovar para que, com os mesmos recursos que nós temos, poder manter o nível de apoio aos atletas, investimento no desporto, por forma a que não fiquemos na cauda mundial do quadro de medalhas, por um lado, e do número de atletas, por outro”, explicou o dirigente máximo.

Já o representante da Federação De Ginástica de Moçambique, José Manhiça, falou dos ganhou que a organização terá depois do encontro.

“Os ganhos são enormes, porque, onde se reúnem os Comitês Olímpicos da África, é mesmo para decidir a vida da ginástica e do desporto em geral.

Especialmente, também, porque a ginástica faz parte desse desporto. E temos o maior ganho, porque algumas decisões que beneficiam a própria federação estarão decididas neste evento, visto que o Comitê Olímpico Internacional e de África vão discutir aspectos pertinentes à ginástica e ao desporto”.

Raúl Soulé, secretário geral do Comitê Olímpico de Cabo Verde, abordou sobre a Inteligência Artificial e gestão estratégica no desporto, aspectos que serão discutidos no seminário.

“Este seminário acontece todos os anos, é para todos os secretários-gerais da África. Todos os representantes de cada Comitê Olímpico, dos 54 países, vêm assistir aqui. E nós, anualmente, viemos aqui partilhar as nossas ideias e conhecimento conforme a agenda que é proposta, e desta vez estamos a falar sobre inteligência artificial, sobre gestão estratégica e muitos outros temas, mas estes aqui são os principais. E nós pensamos sair daqui com ferramentas suficientes para podermos voltar ao nosso país e implementar”, terminou.

O evento vai decorrer durante dois dias, hoje, sábado, 27 e amanhã, domingo, 28 de Setembro na cidade de Maputo. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Ensino superior considerado um dos responsáveis no progresso da economia do...

0
O progresso da economia nacional esta refém do despertar intelectual dos moçambicanos, através da capacidade empreendedora que deve ser aprimorada pelas universidades, defende o...
- Advertisment -spot_img