Sector energético desperta interesse do Japão

0
13
PAULO DA CONCEIÇÃO, em Yokohama

O SECTOR de energia nacional está a despertar interesse de investidores japoneses, num contexto em que Moçambique pretende firmar-se como um hub (polo) energético regional.
O facto foi revelado há momentos, em Yokohama, Japão, pelo Presidente da República, Daniel Chapo, num balanço da sua participação na IX Conferência Internacional de Tóquio Sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 9), que vinha decorrendo desde quarta-feira até hoje.
“Temos projectos concretos, em Moçambique, que estamos a trabalhar com o Japão. Existe a Central de Ciclo Combinado em Maputo, que foi construído com o apoio do Japão, para além de termos projectos em manga que têm um interesse japonês”, afirmou.
Nesse contexto, Daniel Chapo referiu-se ao projecto da construção da central de MPhanda Nkuwa, na província de Tete, onde a japonesa Somotomo já manifestou interesses em nele participar.
“Mas também temos a Mitsui, em Moçambique. Esta empresa tem participações no Corredor Logístico de Nacala, portanto, o transporte do carvão e da bacia carbonífera de Moatize até ao porto de Nacala”, frisou.
O Presidente da República explicou ainda que a Mitsui participa no projecto de Gás Natural Liquefeito (LNG) na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, com uma quota de 20 por cento.
“O projecto é liderado pela multinacional francesa Total. Mas há vários outros projectos do sector privado, envolvendo empresas japonesas que têm participação em Moçambique. E nós achamos que é o momento de trabalhar para que estes projectos se materializem e possamos desenvolver o nosso país”, afirmou.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!