Os seis irmãos, ora detidos na quarta esquadra no bairro da Munhava, na cidade da Beira, terão torturado a própria irmã, depois de a amarrar, para que ela confessasse o seu envolvimento em supostos actos de feitiçaria contra os familiares.
A vítima era a mais velha de todos, e em vida respondia pelo nome de Helena Chutale, tinha 43 anos.
A filha assistiu o acto cruel dos tios contra a mãe, e conta o drama que viveu perante os familiares, com ajuda de um curandeiro. O crime ocorreu na manhã do sábado passado.
Quando a tortura ocorria, o marido da vitima estava ausente e a filha conta que tentou sair de casa para pedir socorro mais foi impedido pelos tios.
A tortura só parou quando a vítima parou de gritar e o seu corpo ficou inerte. Afinal ela tinha desmaiado.
A criança, com ajuda de alguns vizinhos, mobilizou transporte para levar a mãe para o hospital, mas passou antes por esta esquadra.
Os actores do crime deviam ser ouvidos pela polícia na manhã deste domingo, mas não se apresentaram na esquadra. Nesta segunda-feira, a Polícia recorreu aos seus meios coercivos para dar seguimento à queixa e todos os indiciados foram detidos.
Quando os vizinhos da vítima se aperceberam da detenção, amotinaram-se na esquadra onde exigiam a libertação dos supostos criminosos para fazerem justiça pelas próprias mãos. Valeu a pronta intervenção da Polícia com actos e palavras persuasivas, para que os populares abandonassem a esquadra.
A Polícia garantiu pronunciar-se sobre o caso oportunamente.
Fonte: O País