27.1 C
New York
Tuesday, September 30, 2025
InícioEconomiaSetor do turismo recupera 98% dos níveis pré-pandemia

Setor do turismo recupera 98% dos níveis pré-pandemia

Cerca de 1,1 bilhão de turistas fizeram viagens internacionais nos primeiros nove meses de 2024, segundo a Organização Mundial do Turismo, OMT.

No Barômetro Mundial do Turismo, a agência destaca uma recuperação global do setor na ordem de 98% em relação aos níveis anteriores à pandemia.

Recuperação total da maior crise da história

A publicação apresentada nesta quarta-feira em Madrid indica que até o final do ano deverá ocorrer “uma recuperação total da maior crise da história” sofrida no setor, apesar dos desafios econômicos, geopolíticos e climáticos.

Entre janeiro e setembro deste ano, a maioria das regiões já tinha ultrapassado os números de chegadas.

Maioria dos destinos com dados já disponíveis sobre receitas aponta para um crescimento de dois dígitos em comparação a 2019
© Unsplash/Omar Eagle

Maioria dos destinos com dados já disponíveis sobre receitas aponta para um crescimento de dois dígitos em comparação a 2019

Um dos principais fatores para esse desempenho foi a alta demanda pós-pandemia na Europa e a “performance robusta” de grandes mercados de origem de turistas, bem como a recuperação contínua de destinos na Ásia e no Pacífico.

A OMT ressalta melhora na conectividade aérea e a facilitação de vistos também apoiaram a subida de viagens internacionais.

Receitas de turismo internacional

O relatório também sublinha “resultados excelentes” em termos de receitas de turismo internacional. A maioria dos destinos com dados já disponíveis aponta para um crescimento de dois dígitos em comparação a 2019.

Passados quatro anos após a paralização ditada pelo início do surto da Covid-19, o barômetro reflete uma recuperação notável que para o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, é uma excelente notícia para as economias mundiais.

Com a subida dos gastos dos visitantes em relação às chegadas observa-se um “impacto direto em milhões de empregos e pequenas empresas e contribui decisivamente para o balanço de pagamentos e receitas fiscais de muitas economias.”

Desempenho do turismo por região

Em relação ao aumento de chegadas de turistas internacionais nos primeiros nove meses de 2024 destaca-se um recorde registrado no Oriente Médio com mais 29% em comparação a 2019. 

No aumento de chegadas de turistas internacionais nos primeiros nove meses de 2024 destaca-se um recorde registrado no Oriente Médio
Unsplash/Oleg Illarionov

No aumento de chegadas de turistas internacionais nos primeiros nove meses de 2024 destaca-se um recorde registrado no Oriente Médio

Na Europa, a alta foi de 1% e na África de 6% acima do desempenho de 2019. As Américas recuperaram 97% das chegadas em relação ao período pré-pandemia. 

A Ásia e o Pacífico atingiram 85% dos níveis de 2019 em comparação com uma recuperação de 66% em 2023. Na Ásia e Pacífico houve uma recuperação gradual, embora desigual, verificada nas chegadas desde que a região reabriu para viagens internacionais no ano passado.

111 destinos ultrapassaram os números de chegadas

Com a forte temporada de verão no Hemisfério Norte, as chegadas em todo o mundo atingiram 99% dos valores pré-pandêmicos no terceiro trimestre de 2024. Um total de 60 dos 111 destinos ultrapassaram os números de chegadas do período anterior à Covid-19 nos primeiros oito a nove meses de 2024.

Na performance em chegadas de visitantes durante o período analisado destacam-se o Catar com mais141%, a Albânia com mais de 77% e a Arábia Saudita com acima de 61%.

Numa análise de 35 dos 43 países com dados disponíveis sobre receitas estes “excederam os valores anteriores à pandemia nos primeiros oito a nove meses de 2024”. Muitos deles relatando crescimento de dois dígitos em comparação a 2019, bem acima da inflação na maioria dos casos.

Portugal, com mais de 51%, está entre os mercados com mais ganhos da lista liderada pela Sérvia com mais de 99%. A seguir estão o Paquistão com 64% e a Romênia superando 61%.

Neste ano, espera-se que as chegadas de turistas internacionais atinjam os patamares de 2019. Esse desempenho deve ocorrer na sequência de um aumento de receitas do turismo internacional para os níveis pré-pandêmicos observado em 2023.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Uma visão ampla da reunião do Conselho de Segurança da ONU enquanto os membros votam no projeto de resolução

Conselho de Segurança bloqueia resolução sobre alívio de sanções ao Irã

0
Proposta apresentada por China e Rússia recebeu nove votos contrários; sanções suspensas, devido ao acordo sobre programa nuclear iraniano, foram reiniciadas no sábado.
- Advertisment -spot_img