Simango garante Moçambola 2025 sem paragens até Novembro

0
9
 

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF), anunciou na tarde desta quinta-feira, 24 de julho, a retoma do Moçambola 2025, depois de uma paragem de cerca de duas semanas, devido a problemas logísticos envolvendo a companhia aérea de bandeira nacional LAM, o que culminou com a paragem do maior campeonato de futebol a nível do país.

Por Vanildo Polege

Este anúncio é feito após a Liga Moçambicana de Futebol e o governo, terem estado reunidos na semana passada para discutir acerca dos valores necessários para a retoma da prova, tendo Simango afirmado que o organismo que dirige necessitava de cerca de 100 milhões de meticais, valor que seria mais do que suficiente para viabilizar o certame.

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

Durante a conferência, o presidente da Liga, garantiu que o Moçambola vai decorrer sem nenhuma interrupção até ao fim da época.

“Contudo, depois de longas conversações que nós encabeçamos a todos os níveis, encontramos uma resposta que nos agrada e agrada a todos os moçambicanos amantes do futebol. O Moçambola vai retomar sem sobressaltos. E ao longo deste ano iremos dedicar um tempo para uma melhor reflexão, não somente do modelo como tal, porque há muitas discussões em volta disso”.

O presidente da Liga, não descartou a possibilidade de se discutir um novo modelo do Moçambola, peso embora seja apologista de que o actual modelo é o melhor, mesmo acarretando muitos custos.

“Nós achamos que é justo que se discuta e que se possa fazer uma avaliação, sabemos qual é o problema deste modelo. É dinheiro, é o custo. Porque o que é ideal, o que é bom, disso ninguém deve ter dúvidas.
Todavia, quando não há recursos, é preciso se pensar e repensar. E esse trabalho nós temos como direção, nós temos com os nossos clubes, para encontrarmos uma forma que não possa nos trazer um constrangimento igual a este que passamos na presente época esportiva. Faremos de tudo para que a prova termine”.

Alberto Simango, falou ainda do calendário que poderá sofrer alterações, com os jogos a serem realizados também ao meio de semana paraqq cumprir com o estipulado nos regulamentos da prova.

“Teremos naturalmente constrangimentos queq têm a ver com o calendário, porque há jogos que teremos que realizar no meio da semana para podermos ajustar o calendário de acordo com a programação da Federação Moçambicana de Futebol. Por isso, este é o tema do fundo que nós queríamos partilhar com a imprensa e com toda a comunidade de futebol do nosso país. E agradecer a paciência dos adeptos, sabemos que foi duro, mas tínhamos que gerir esse momento para podermos chegar onde chegamos. Não era possível continuarmos da forma como estávamos sem que nos reorganizássemos e o resultado da nossa reorganização é este.
Vamos ter Moçambola daqui em diante até o fim”.

Simango falou ainda do encontro havido com FMF, semana passada, tendo dito que a Liga foi chamada a justificar a paragem do campeonato e discutir possíveis soluções, tendo ainda dito que houve consenso para a marcação dos jogos da Taça de Moçambique por parte da FMF.

“Nós fomos notificados na semana passada pela Federação Moçambicana de Futebol, para irmos explicar o que estava a acontecer em volta da interrupção do campeonato. E fizemos. Estivemos lá, explicamos, tanto que a marcação dos jogos da Taça de Moçambique foi consensual, explicamos o que tinha acontecido até a interrupção e a marcação dos jogos da Taça de Moçambique foi algo que até nos foi consultado”.

Assim sendo, o Moçambola volta com os jogos da sexta jornada, que haviam sido adiados devido a falta de fundos, problema ultrapassado depois da Liga Moçambicana de Futebol ter ido atrás dos seus parceiros para a retoma de mesmo. (Lance MZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!