27.1 C
New York
Monday, February 23, 2026
InícioNacionalSociedadeSIMO ESCLARECE CAUSA DA FALHA PARCIAL NOS SERVIÇOS DA SIMOREDE

SIMO ESCLARECE CAUSA DA FALHA PARCIAL NOS SERVIÇOS DA SIMOREDE

Resumo

A Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO) esclareceu que a falha nos serviços de pagamento eletrónico não foi um "apagão" generalizado, mas sim uma interrupção parcial devido à vandalização da infraestrutura de fibra ótica. O incidente ocorreu a 11 de fevereiro de 2026, afetando temporariamente a Rede Única Nacional de Pagamentos (SIMOrede). A destruição da fibra ótica causou perda de sinal, afetando alguns terminais ATM e POS de bancos. A SIMO agiu rapidamente para resolver o problema, restabelecendo os serviços no mesmo dia, e está a reforçar os mecanismos de resposta a incidentes semelhantes para garantir um sistema de pagamentos moderno e acessível em todo o país.

Por: Gentil Abel

A Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO) esclareceu que a indisponibilidade registada recentemente em alguns serviços de pagamento electrónico não se tratou de um “apagão” generalizado, mas sim de uma falha parcial provocada por vandalização da infra-estrutura de fibra óptica.

Em nota de esclarecimento divulgada esta quinta-feira (19), a instituição explica que o incidente ocorreu no dia 11 de Fevereiro de 2026 e afectou temporariamente a Rede Única Nacional de Pagamentos (SIMOrede). Segundo o comunicado, a destruição deliberada da fibra óptica de alta velocidade causou perda de sinal, situação agravada pelo comprometimento simultâneo da ligação redundante.

Como consequência, alguns serviços ficaram momentaneamente indisponíveis em determinados terminais ATM e POS de alguns bancos.

A SIMO garante, entretanto, que após a detecção do problema foram activados de imediato os mecanismos de recuperação, o que permitiu o restabelecimento integral dos serviços ainda no mesmo dia.

A instituição informa ainda que estão em curso acções para reforçar os mecanismos de resposta a incidentes semelhantes, reiterando o compromisso de assegurar um sistema de pagamentos moderno, integrado e de acesso universal em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Preços na Beira normalizam após corte da EN1 

0
Os preços dos produtos mais procurados nos mercados formais e informais da cidade da Beira, em Sofala, estabilizaram após triplicarem devido aos cortes na...
- Advertisment -spot_img