Resumo
Quatro equipas nacionais avançam para os oitavos-de-final da Taça dos Campeões de Voleibol em Polokwane, África do Sul: Aliança e Académica em masculinos, e Universidade Pedagógica (UP) e Aliança em femininos. Aliança venceu após desvantagem inicial, Académica apurou-se ao vencer todos os jogos da fase de grupos. UP venceu Solwezi University por 3-0, enquanto Aliança também avançou apesar de uma derrota. Académica feminina foi eliminada após encerrar fase de grupos sem vitórias. Doze equipas avançam diretamente para a próxima fase, com as restantes vagas a serem preenchidas pelas melhores equipas não apuradas de cada grupo.
Trata-se da Aliança e Académica, em masculinos, e da Universidade Pedagógica (UP) e Aliança, em femininos.
Na derradeira ronda de masculinos, a Aliança até entrou em desvantagem ao perder o primeiro “set” por 23-25, mas reagiu com autoridade, vencendo os três seguintes por 25-22, 25-16 e 25-18, fixando o resultado final em 3-1.
Por sua vez, a Académica foi a primeira equipa a garantir o apuramento, após vencer todos os quatro jogos disputados na fase de grupos.
Já em femininos, a bicampeã, Universidade Pedagógica, confirmou o favoritismo ao vencer a Solwezi University, da Zâmbia, por 3-0, com parciais de 25-12, 25-10 e 25-10. A vitória permitiu às “pedagogas” somar 12 pontos e assegurar o apuramento no Grupo “A”.
A Aliança, apesar de ter sofrido a primeira derrota na prova frente às Leopards, da Zâmbia, por 0-3 (19-25, 20-25 e 23-25), também garantiu a passagem à fase seguinte.
Quem ficou pelo caminho é a formação da Académica em femininos que encerrou a fase de grupos com mais uma derrota por 0-3, com os parciais de 23-25, 24-26 e 22-25.
A campeã de 2022 perdeu todos jogos na competição.
Para esta fase da prova apuram-se os três primeiros classificados de cada grupo, totalizando 12 equipas de forma directa. As quatro vagas restantes serão preenchidas pelas melhores equipas não apuradas de cada grupo.
Fonte: Jornaldesafio






