Os árbitros e árbitras profissionais de todas as categorias do futebol espanhol estiveram reunidos em Madrid para discutirem o clima de tensão que se instaurou na LaLiga, após diversas arbitragens polémicas e consequentes reações dos clubes.
Segundo a Marca, este encontro teve como objetivo avaliar diferentes formas de protesto, para expressar o incómodo com diferentes atitudes de emblemas espanhóis. E, por isso, está em cima da mesa a hipótese de fazerem boicote a uma, ou mais jornadas, do campeonato espanhol, informa o mesmo jornal.
A tensão aumentou exponencialmente na última jornada da LaLiga com fortes críticas dos dois clubes de Madrid. O Atlético (que empatou com o Celta num jogo onde Pablo Barrios foi expulso aos 7 minutos), visou a «maquinaria que tritura o que se atravessa no seu caminho».
Já o Real, após a polémica expulsão de Jude Bellingham no empate frente ao Osasuna, atirou-se ao árbitro da mesma, José Luis Munuera Montero, que entretanto foi suspenso temporariamente.
Através da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), os árbitros publicaram um comunicado em conjunto: «Perante um clima de ódio e de violência generalizada contra o nosso coletivo, nós, árbitros, queremos mostrar que estamos mais UNIDOS e mais FORTES do que nunca para levar a cabo o nosso trabalho profissional, apesar de ser cada vez mais difícil levá-lo a cabo normalmente em todos os campos de Espanha.»
Os árbitros expressaram também o «apoio total e unânime» a Munuera: «Esperamos vê-lo no terreno de jogo o mais rapidamente possível.»
Esperam-se novos desenvolvimentos neste caso em breve, uma vez que esta quinta-feira, Rafael Luzan, presidente da RFEF, deve encontrar-se com Medina Cantalejo, chefe da comissão técnica de arbitragem, e com representantes dos árbitros, para discutirem esta situação.
#DAZNLaLiga
Fonte: A Bola