27.1 C
New York
Saturday, December 13, 2025
InícioInternacionalTentativa de golpe de Estado no Benim ameaça estabilidade regional, diz ONU

Tentativa de golpe de Estado no Benim ameaça estabilidade regional, diz ONU

Resumo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou profunda preocupação com a tentativa de golpe inconstitucional no Benim no domingo. Guterres condenou a ação que poderia minar a governança democrática e a estabilidade regional, apelando ao respeito pelo Estado de Direito e pela Constituição. O governo afirmou ter frustrado o motim em Cotonou, a capital. O presidente Patrice Talon tranquilizou os cidadãos, declarando que a situação está sob controle. Autoridades anunciaram uma operação para capturar os golpistas e reféns. O representante especial da ONU para a África Ocidental, Leonardo Simão, condenou veementemente a tentativa de tomada do poder pela força, considerando-a uma ameaça à estabilidade e aos princípios constitucionais. Simão expressou solidariedade e encorajou esforços para garantir a segurança e o retorno à calma.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse estar profundamente preocupado com a tentativa de tomada inconstitucional do poder no Benim que aconteceu neste domingo.

Em nota publicada horas depois do anúncio do golpe na televisão nacional, o líder das Nações Unidas deplorou a tentativa de “minar a governança democrática” no país africano, em ato que também “poderia ameaçar ainda mais a estabilidade da região”.

Estado de Direito e Constituição

Na reação, Guterres fez um apelo por pleno respeito pelo Estado de Direito e pela Constituição ao condenar “de forma inequívoca a tentativa de golpe”. Ainda no domingo, o governo afirmou ter frustrado o motim.

Grandes explosões foram ouvidas na capital, Cotonou, a maior cidade e sede do poder executivo do país africano. Nesta segunda-feira, as autoridades anunciaram uma ação de busca aos golpistas e aos seus reféns.

Agências de notícias informaram que o presidente beninense, Patrice Talon, apareceu na televisão para tranquilizar os cidadãos da nação da África Ocidental, declarando que a situação está “totalmente sob controle”.

Nas últimas horas de domingo, o chefe de Estado elogiou “o sentido de dever demonstrado pelo Exército e seus líderes” que, segundo ele, permaneceram leais à nação.

Retorno à calma

Na sequência do evento, o representante especial do secretário-geral para a África Ocidental, Leonardo Simão, condenou com veemência a tentativa de tomada do poder pela força.

Para o chefe do escritório da ONU na região, a operação foi “uma grave ameaça à estabilidade do país e uma violação dos princípios fundamentais da Constituição e do Estado de Direito”.

Simão expressou solidariedade ao governo, ao presidente Talon e ao povo do Benim e incentivou as autoridades a continuarem seus esforços para garantir a segurança da população e um “retorno rápido e completo à calma”.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

ARRANCA AMANHÃ “NACIONAL” DE JUVENIS EM MAPUTO

0
O Campeonato Nacional de Juvenis de 2025 começa amanhã no Complexo Desportivo de Tchumene, com o Ferroviário de Maputo a enfrentar a Academia de Chimoio às 8h,...
- Advertisment -spot_img