27.1 C
New York
Friday, January 9, 2026
InícioNacionalSociedadeTerrorismo em Cabo Delgado: Quiterajo continua fora do controlo do Estado

Terrorismo em Cabo Delgado: Quiterajo continua fora do controlo do Estado

Resumo

O posto administrativo de Quiterajo, em Macomia, está parcialmente ocupado por um grupo armado há mais de 8 anos. A situação de segurança é considerada relativamente calma pelo administrador do distrito. Quiterajo é o único posto administrativo de Macomia ainda parcialmente fora do controlo do Estado, com a população ainda sem regressar. As Forças de Defesa e Segurança estão a combater os terroristas na área. Devido à insegurança, a maioria da população de Macomia está confinada na vila sede do distrito, considerada o único local relativamente seguro. Os chefes dos quatro postos administrativos de Macomia estão na vila sede, devido à ocupação do grupo armado que destruiu grande parte das infraestruturas estatais.

O posto administrativo de Quiterajo, no distrito de Macomia, continua parcialmente ocupado pelo grupo armado instalado em Cabo Delgado, há mais de 8 anos. O facto foi confirmado pelo administrador do distrito, que considera a situação de segurança relativamente calma.

Quiterajo foi ocupado pelo grupo armado há  mais de cinco anos e até hoje é o único posto administrativo do distrito de Macomia que continua parcialmente fora do controlo do Estado.

“Estamos ainda com problemas, no posto administrativo de Quiterajo, é o único posto do distrito de Macomia que a população ainda não retornou, tendo em conta que, neste momento, as nossas Forças de Defesa e Segurança estão lá a trabalhar, estão a combater os terroristas, estão a fazer tudo por tudo para desalojar os terroristas, naquele ponto do nosso distrito”, disse Tomás Badai, Administrador de Macomia. 

Devido à insegurança, quase toda a população de Macomia, incluindo funcionários do Estado, está confinada na Vila sede do distrito, que, actualmente, é considerado o único lugar relativamente seguro.

“Todos os chefes dos postos, quatro postos administrativos, os chefes e os respectivos chefes estão cá na vila sede, e alguns chefes da localidade dos postos administrativos estão a trabalhar aqui na via”, explicou o administrador. 

Macomia tem quatro postos administrativos e todos estavam ocupados pelo grupo armado que supostamente destruiu quase todas infra-estruturas do Estado.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

SERNIC: Campanha de consciencialização contra homicídios em Inhambane

0
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), em Inhambane, está levar a cabo uma campanha de consciencialização que visa combater homicídios. Em média, a Província...
- Advertisment -spot_img