27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioNacionalSociedadeTerrorismo impõe recolher obrigatório em Mueda 

Terrorismo impõe recolher obrigatório em Mueda 

Tem havido recolher obrigatório não oficial na vila de Mueda, no norte de Cabo Delgado, devido à insegurança causada pelo terrorismo. Sufocada com a situação, a população clama por mais liberdade de circulação.

Durante o dia, Mueda parece uma vila normal, mas de noite, a situação muda por completo, devido aos efeitos do terrorismo na zona.

Por razões de segurança, tudo fica fechado, ninguém deve circular e algumas ruas são bloqueadas e controladas pela Força Local, tal como conta um residente.

“Não há permissão para circular aqui em Mueda. Se a Força Local encontra-te, és o culpado”, disse Fernando Marapaz. 

Outra residente denunciou que são espancados quando não portam o bilhete de identidade. 

Quase toda população de Mueda reconhece a necessidade de tomada de medidas de segurança para evitar um ataque terrorista, mas algumas pessoas pedem o fim do recolher obrigatório não declarado.

“Por volta das 18h00, motorizadas já não circulam. Penso que as festas só animam quando as pessoas divertem-se”, reclamou Plácido Vajinga. 

O “O País” procurou saber junto das autoridades sobre as causas do agravamento das medidas de segurança na vila de Mueda, mas não conseguiu obter respostas.

Mueda é uma das vilas da zona norte de Cabo Delgado que nunca sofreu ataque terrorista e hoje é considerada o quartel general do Teatro Operacional Norte.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Bastonário da OAM insta jovens advogados a serem inovadores

0
Jovens advogados em Moçambique foram desafiados a serem agentes de mudança e a investirem na inovação para fortalecer a justiça, durante a Primeira Conferência...
- Advertisment -spot_img