Início Economia TotalEnergies está atenta ao comércio de combustíveis na África do Sul, que...

TotalEnergies está atenta ao comércio de combustíveis na África do Sul, que regista um aumento das importações

0

A petrolífera francesa TotalEnergies planeia expandir o comércio de combustíveis com a África do Sul, depois de uma vaga de encerramentos de refinarias ter feito disparar as importações.

A nação mais industrializada de África há muito que depende do combustível proveniente do estrangeiro, mas a procura tem aumentado nos últimos anos, à medida que uma série de refinarias suspende a produção. A Total está bem posicionada para reforçar a sua presença no país, onde tem depósitos de armazenamento e planeia uma parceria com a empresa local Zambo Energy para fornecer produtos.

A escassez “tornou-se maciça”, disse Thomas Waymel, Vice-Presidente sénior de comércio e expedição da empresa, na Cidade do Cabo, na terça-feira, 23/04. A África do Sul satisfaz actualmente 80% das suas necessidades de combustível através de importações, disse ele.

As refinarias foram encerradas por uma série de razões, incluindo acidentes e inundações. Em 2022, a capacidade foi destruída – com todas as fábricas fora de acção – e só algumas recuperaram desde então.

Ao mesmo tempo que aumenta as compras ao estrangeiro, o governo está também a preparar mandatos para combustíveis mais limpos, o que exigirá dispendiosas actualizações das refinarias. Esse mercado tornar-se-á mais importante “e nós queremos abastecê-lo”, afirmou Waymel.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version