O sector de saúde aponta como principal causa da desnutrição crónica em crianças, a alimentação inadequada. É aqui onde a edilidade de Chimoio entra para inverter o cenário. Entende que com os produtos locais a serem confeccionados de diferentes formas é possível ter uma dieta segura.
Um grupo de jovens que acaba de ser formado em matérias de aproveitamento de mandioca, com o tubérculo, confeccionam cerca de 700 receitas, desde caril de diferentes tipos, doces e salgados, a exemplos de biscoitos, bolos, chamuças, rissóis, entre outros.
Para a Associação Baruk, parceira da iniciativa, já está garantido o mercado para as formandas que irão implementar o aprendizado no curso de aproveitamento de mandioca.
Os formandos asseguram que daqui em diante, além de ganhar dinheiro, irão contribuir para a melhoria da qualidade de saúde nas suas comunidades.
Além de curso de aproveitamento de Mandioca, o município de Chimoio tem estado em parceria com a Fundação Baruk a formar jovens empreendedores em diferentes áreas do saber.
Fonte: O País