27.1 C
New York
Thursday, December 4, 2025
InícioDesportoTrump inicia processo de retirada dos EUA da OMS

Trump inicia processo de retirada dos EUA da OMS

Uma de várias ordens executivas do novo presidente americano logo após a tomada de posse

O novo presidente dos EUA, Donald Trump, que esta segunda-feira tomou posse, sucedendo a Joe Biden, iniciou o processo de retirada dos EUA da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta foi uma das ações executivas de Trump no primeiro dia de regresso à Casa Branca, alegando «disparidades financeiras e prioridades nacionais». Recorde-se que, logo no discurso de tomada de posse no Capitólio, Trump anunciu uma série de medidas, entre elas a revisão das despesas dos EUA.

«Pagámos 500 milhões de dólares à Organização Mundial de Saúde (OMS) quando eu estava aqui e quisemos rescindir o contrato», disse, lembrando que teve esta mesma decisão no primeiro mandato. Em julho de 2020, meses depois de a OMS ter declarado a COVID-19 uma pandemia, a administração de Trump notificou oficialmente o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, de que os EUA estavam a planear retirar-se da OMS, suspendendo o financiamento da agência. A medida foi depois revertida por Biden quando venceu as eleições em novembro de 2020.

«Pensem nisto: a China paga 39 milhões e nós pagamos 500 milhões, e a China é um país maior», afirmou.

Cientistas americanos temem que a decisão possa fazer retroceder na luta contra doenças infecciosas como a SIDA, a malária e a tuberculose, e possa enfraquecer o país no combate a novas pandemias. Os EUA podem deixar a OMS desde que obtenham a aprovação do Congresso e cumpram aobrigações financeiras no ano fiscal em curso. A nação aderiu à OMS através de uma resolução conjunta de 1948.

Trump anunciou o perdão para a maioria dos acusados no ataque ao Capitólio a 6 de janeiro de 2021, aproximadamente 1500 pessoas.

Declarou uma emergência nacional na fronteira sul, com o México, desencadeando a utilização de recursos e pessoal militar.

O novo presidente assinou ainda uma ação que  retira novamente os EUA do Acordo de Paris sobre o clima, que fixou uma redução global de emissões.

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Salim Valá Defende Ruptura Com O Fosso Entre Planificação, Orçamento E...

0
O Ministro Salim Valá apresentou uma agenda de transformação estrutural no Ministério da Planificação e Desenvolvimento, defendendo inovação, coerência entre...
- Advertisment -spot_img