Turismo tem aumento de 5% no primeiro trimestre do ano, diz agência da ONU

0
38
Aeroporto de Madri, Espanha. A Espanha, a segunda maior fonte de receita do turismo no mundo, relatou um crescimento de 9% nos primeiros dois meses de 2025, em comparação com 2024

Mais de 300 milhões de turistas viajaram pelo globo no primeiro trimestre deste ano, segundo a Organização Mundial do Turismo, OMT.

A quantidade inclui 14 milhões a mais de pessoas que no mesmo período de 2024, o que representa um crescimento de 5%.

Pandemia e milhões de empregos

O dados constam do relatório da OMT: Barômetro Mundial do Turismo.

Analistas compararam as chegadas de turistas internacionais e concluíram que a subida deste primeiro trimestre é de 3% se comparada ao período anterior à pandemia em 2019,

O crescimento do setor ocorre mesmo em meio a uma série de tensões geopolíticas e comerciais, bem como inflação alta que encarece os serviços de viagens e turismo.

Para o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, o turismo é um setor importante de serviços que sustenta milhões de empregos e empresas. Segundo ele, o crescimento é uma boa notícia para as economias e para os trabalhadores de todos os lugares.

O relatório mostra que a região da Ásia-Pacífico subiu 12% o número de chegadas internacionais após ser fortemente afetada pela pandemia de Covid-19, cujo primeiro caso apareceu na China obrigando o país a fechar as fronteiras.

O Nordeste Asiático apresentou o desempenho mais forte entre as sub-regiões do mundo, com uma recuperação de 23% no primeiro trimestre de 2025, atingindo 91% dos níveis de 2019.

A África também teve resultados sólidos com um aumento de 9% no setor de turismo.

Largo da Esperança, Lisboa, Portugal
ONU News/Leda Letra

Largo da Esperança, Lisboa, Portugal

Portugal cresceu 4%

Nos primeiros três meses deste ano, a Europa recebeu 125 milhões de turistas internacionais, um aumento de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e 5% a mais que no mesmo período antes da pandemia.

Portugal recebeu 4% a mais de turistas que em 2024.

Europa Central e Oriental apresentaram forte recuperação com 8% a mais de turistas, especialmente os destinos do Báltico, embora o número de visitantes na sub-região permaneça abaixo dos níveis de 2019.

As Américas como um todo registraram um aumento de 2% nas chegadas internacionais, mas vários destinos na América do Sul tiveram uma performance muito superior com 13% a mais de viajantes, durante a temporada de verão no Hemisfério Sul.

O Oriente Médio registrou um crescimento de 1% em relação ao ano passado, mesmo assim as chegadas ficaram 44% acima dos níveis pré-pandemia neste primeiro trimestre do ano.

Capacidade aérea aumentou

A demanda por viagens aéreas internacionais cresceu 8% entre janeiro e março de 2025 em relação ao primeiro trimestre de 2024, enquanto a capacidade aérea internacional aumentou 7%.

As taxas globais de ocupação em estabelecimentos de hospedagem atingiram 64% em março, praticamente o mesmo nível de março de 2024, o que representa 65%. Os indicadores do setor estão disponíveis no Painel de Dados de Turismo da ONU.

A Organização Mundial do Turismo acredita que os dados disponíveis sobre as receitas do turismo internacional para o primeiro trimestre deste ano mostram um crescimento sólido nos gastos dos visitantes em muitos destinos.

A Espanha, a segunda maior fonte de receita do turismo no mundo, relatou um crescimento de 9% nos primeiros dois meses de 2025, em comparação com 2024.

No sul da Europa Mediterrânea, a Turquia notificou um crescimento de 7% assim como Grécia e Itália registram 4% de aumento.

Japão teve 34% a mais de turistas no primeiro trimestre

A França cresceu 6% nas receitas do turismo internacional, a Noruega 20% e a Dinamarca 11%, no primeiro trimestre de 2025.

Na Ásia e no Pacífico, o Japão continuou a registrar um aumento nas receitas no primeiro trimestre +34%, enquanto o Nepal, República da Coreia e Mongólia têm de 14% a 18%.

Os Estados Unidos, o maior produtor mundial de turismo, registraram um crescimento de 3% entre janeiro e março de 2025, após um aumento de 14% em 2024.

O crescimento do setor ocorre mesmo em meio a uma série de tensões geopolíticas e comerciais
© Unsplash/Lisanto

O crescimento do setor ocorre mesmo em meio a uma série de tensões geopolíticas e comerciais

Receita de turismo equivale a US$ 2 trilhões

Em todo o mundo, as receitas de exportação em 2024 foram revisadas para US$ 2 trilhões. Isso representa cerca de 6% do total das exportações mundiais de bens e serviços e 23% do comércio global de serviços.

A última pesquisa do Painel de Especialistas em Turismo aponta fatores econômicos, incluindo o crescimento econômico mais fraco, os altos custos das viagens e o aumento das tarifas, como os três principais desafios que podem impactar o turismo internacional em 2025.

O mais recente Índice de Confiança do Turismo da ONU reflete um otimismo cauteloso para o período de maio a agosto de 2025.

OMT permanece otimista para 2025

Cerca de 45% dos especialistas do Painel apontam para perspectivas melhores (40%) ou muito melhores (5%) para este quadrimestre, enquanto 33% preveem desempenho semelhante ao do mesmo período de 2024.

Cerca de 22% esperam que o desempenho do turismo seja pior.

Apesar da incerteza global, espera-se que a demanda por viagens permaneça resiliente.

A projeção de janeiro da ONU Turismo de crescimento de 3% a 5% nas chegadas internacionais para 2025 permanece inalterada.

Fonte: ONU