27.1 C
New York
Sunday, November 2, 2025
InícioNacionalSociedadeUnrwa condena retórica de Israel após ordem de saída das instalações em Jerusalém...

Unrwa condena retórica de Israel após ordem de saída das instalações em Jerusalém Oriental

A Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, declarou que a ordem de Israel de desocupar todas as instalações em Jerusalém Oriental e cessar suas operações até 30 de janeiro contraria as obrigações legais internacionais.

Em nota emitida no domingo, a Unrwa reitera que Israel é obrigado a respeitar as regras da Convenção Geral da ONU sobre Privilégios e Imunidades que prevê que suas instalações são invioláveis.

Instalações e bens isentos

As regras determinam que unidades e bens são imunes a atos como busca, requisição, confisco, expropriação e qualquer outra forma de interferência.

O texto enfatiza que as alegações feitas pelas autoridades israelenses de que a Unrwa não tem o direito de ocupar as instalações “são infundadas”.

Polícia israelense na entrada do bairro Sheikh Jarrah, em Jerusalém
© Unrwa/Kazem abu Khalaf

O documento critica ainda a retórica israelense contra a agência da ONU sublinhando que ela coloca em risco seus edifícios e sua equipe.

No pronunciamento, a Unrwa destaca que as autoridades de Telavive declararam publicamente que o objetivo de desocupar as instalações no bairro de Sheikh Jarrah é expandir os assentamentos israelenses em Jerusalém Oriental.

Respeito e proteção 

O apelo feito ao Estado de Israel é que tome todas as medidas apropriadas, consistentes com as obrigações do direito internacional, para garantir que os bens e as instalações da Unrwa sejam respeitados e protegidos.

A ordem para a saída da Unrwa de Jerusalém Oriental até quinta-feira foi emitida após a aprovação no Parlamento israelense, Knesset, em 28 de outubro, de uma lei proibindo as operações da agência em Israel e nos territórios palestinos.

A atuação da Unrwa envolve 12 instalações que fornecem serviços públicos essenciais em Jerusalém Oriental, incluindo escolas que com 1,2 mil crianças matriculadas e clínicas gratuitas que atendem mais de 70 mil pessoas. 

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Ferroviário do Maputo derrota homónimo da Beira por 3/1 – jogo...

0
O Ferroviário do Maputo venceu o Ferroviário da Beira por 3-1 no Moçambola 2025. O Ferroviário de Nampula joga contra o Baía de Pemba no Estádio 25 de Junho,...
- Advertisment -spot_img