Por Artur Manhique
O evento contou com a participação da Primeira-Ministra, Benvinda Levi, do Reitor da Universidade Pedagógica-Maputo, Jorge Ferrão, e de Francisco da Conceição, em representação do Ministério da Juventude e Desportos.
Nós neste momento queremos uma cidadania ativa, uma cidadania responsável e uma cidadania que construa jovens líderes do amanhã, líderes comprometidos.
“Vimos que cada uma destas meninas, porque a maior parte são meninas, adolescentes, jovens que têm muito pela frente, têm toda a vida ainda para viver, são um exemplo de cidadania. Estas meninas sabem o valor de carregar o nome de Moçambique, conhecem o valor da bandeira, sabem quão gratificante é representar o país e certamente nestas ou noutras circunstâncias elas farão tudo para honrar esta pátria”, começou por dizer a Primeira-Ministra.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
Na ocasião, Benvinda Levi congratulou a iniciativa da UP-Maputo por honrar o compromisso dos jovens com o desporto e manifestou o desejo de ver a acção replicada noutros pontos.
“Este é o tipo de iniciativas que deve ser replicada não só nas universidades, mas um pouco por todas as escolas, por todos os espaços, para não só honrar o esforço e o compromisso dos jovens campeões, e neste caso as jovens campeãs, mas também para motivar os demais jovens, particularmente as crianças, os adolescentes, e não só, a praticarem o desporto”, completou Benvinda Levi.
Por sua vez, Jorge Ferrão afirmou que as atletas homenageadas são um exemplo inspirador para a juventude moçambicana que aspira representar as cores nacionais além-fronteiras.
“Estas jovens atletas, os campeões, são o farol que nos permitem continuar a ver mais longe, num horizonte que parece mais próximo, pois elas ampliam a nossa perspectiva da importância do desporto para a nossa juventude e para o futuro brilhante das jovens mulheres deste país”, destacou o reitor da UP-Maputo.
As atletas medalhadas saudaram a iniciativa e reconheceram a sua importância, considerando que valoriza o envolvimento e as conquistas das mulheres no desporto.
“Gostei muito de estar aqui, espero que continue a organizar iniciativas como estas, não só em ca em Maputo, mas em todas as províncias, porque existem muitos talentos nas províncias, e não é de louvar a iniciativa”, afirmou a atleta do Ferroviário de Maputo, Sílvia Veloso.
“Com o trabalho, com o treino, espero trazer mais vitórias para o nosso país, eu quero representar o nosso país com treino, dedicação, eu vou me dedicar”, declarou Tiffany da Fonseca, atleta de Boxe.
“Significou para nós algo muito importante, porque dificilmente a ministra aparece para apoiar o desporto, então para nós foi algo muito diferente e importante, para nós serviu como um apoio”, reconheceu a campeã africano de Voleibol com a UP, Luana Mondlane.
O evento contou ainda com a presença do corpo directivo da Universidade Pedagógica-Maputo, estudantes e treinadores das equipas campeãs.
Fonte: Lance