27.1 C
New York
Wednesday, December 3, 2025
InícioNacionalSociedadeVendedores de mercado em Maputo protestam contra ordem da autarquia

Vendedores de mercado em Maputo protestam contra ordem da autarquia

Autoridades municipais da capital fixaram, ontem, como último prazo para a retirada de cerca de 400 vendedores do mercado informal Nwankakana.

Ontem, um dia antes do fim do prazo, alguns vendedores protestaram contra a ordem de retirada. E as reclamações são as mesmas. Exigem dinheiro de indemnização e dizem que as bancas construídas não chegam para todos.

“Estivemos reunidos com o vereador e ele prometeu abrir-nos um espaço para as nossas actividades, mas não está a cumprir com a promessa. E hoje vem avisar-nos que amanhã irão destruir as nossas bancas. Como é que irá expulsar-nos se ainda não nos deu o espaço, muito menos o dinheiro de indemnização”, referiu Zita Cossa, uma das vendedeiras.

Os vendedores acusam o Município de os ter enganado e dizem que as suas preocupações teriam sido acauteladas, se tivessem negociado a retirada com a Maputo Sul, empresa pública proprietária do projecto da ponte Maputo – KaTembe. “Nós não estamos a resistir à retirada, estamos a exigir que nos entreguem o nosso dinheiro. O município é que está a enganar-nos. Exigimos que o município devolva o dinheiro à Maputo Sul e nós nos entenderemos com os donos do projecto”, sugeriu Cecília Sitoe, outra vendedeira.

Entretanto, o município de Maputo veio a público, diversas vezes, afirmar que não há espaço para indemnização dos vendedores de Nwankakana, uma vez que estão disponíveis novas bancas próximo do local.

A retirada dos vendedores visa dar lugar à construção de um dos viadutos de acesso à ponte Maputo-KaTembe, um dos maiores projectos de infra-estrutura após a Independência.

Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Grupo Nacional junto da Rede Parlamentar do Movimento dos Não-Alinhados aprofunda...

0
O Grupo Nacional da Rede Parlamentar do Movimento dos Não-Alinhados realiza o seu primeiro seminário na Matola a partir de 2 de dezembro, com o objetivo de...
- Advertisment -spot_img