Resumo
O edifício Vila Algarve, antiga prisão da PIDE durante o período colonial, será transformado num museu-hotel, num projeto anunciado pelo Ministério dos Combatentes. A empreitada foi atribuída à empresa Giluba-Lin para a elaboração, requalificação e exploração do espaço, atualmente em ruínas. O edifício, localizado no cruzamento das avenidas dos Mártires de Machava e Ahmed Sekou Touré, em Maputo, encontra-se num avançado estado de degradação e será alvo de um concurso em duas fases. As entradas da vivenda, construída em 1934 e ampliada em 1950, estão atualmente bloqueadas para evitar ocupações por pessoas sem-abrigo.
A empreitada foi entregue à empresa Giluba-Lin para o projecto de “elaboração, requalificação do edifício e exploração de actividade de museu-hotel, actualmente em ruína.
A obra no edifício em avançado estado de degradação, no número 10 do cruzamento das avenidas dos Mártires de Machava e Ahmed Sekou Touré, na cidade de Maputo, está prevista num concurso em duas etapas.
Actualmente, todas as entradas da vivenda construída em 1934, ampliada em 1950 e hoje classificada como Imóvel de Interesse Arquitectónico, estão entaipadas e protegem o interior da ocupação por pessoas em situação de sem-abrigo, como já aconteceu em anos anteriores.
Fonte: Jornal Noticias






