Em apenas 30 dias, o Aeroporto de Vilankulo recebeu mais de 400 aeronaves, entre voos comerciais e jatos particulares. Calcula-se que mais de 20 mil turistas tenham escolhido o distrito para passar a quadra festiva, numa época que, apesar do grande fluxo de visitantes, está a ser considerada uma das mais tranquilas dos últimos anos.
Vilankulo voltou a provar, sem margem para dúvidas, porque é um dos destinos turísticos mais desejados do país. Ao longo do mês de Dezembro, o aeroporto local recebeu mais de 400 aeronaves, entre voos comerciais e privados, trazendo visitantes de várias partes do mundo que escolheram este pedaço de paraíso para descansar, celebrar e viver experiências únicas.
Imelda Mubai, Directora do Aeroporto de Vilankulo, diz que nesta quadra festiva registou-se um aumento significativo do fluxo de passageiros na urbe.
“Em 2024 nós tivemos 405, falo de entradas de aeronaves, e em 2025 tivemos 420. Com relação aos passageiros, nós tivemos 3.425 e em 2025 tivemos 4.283. Aí podemos ver que houve um crescimento em termos de número de passageiros que entraram neste aeroporto”, revelou Imelda Mubai que disse ainda que este crescimento reflete da recuperação do sector turístico e da confiança dos viajantes em escolher Vilankulo como destino de férias.
Para dar resposta a uma procura que não parou de crescer, as autoridades do aeroporto reforçaram equipas e redobraram a organização, de forma a garantir fluxos seguros e eficientes, evitando qualquer tipo de constrangimento para os passageiros.
“Nós sempre temos trabalhado com as entidades todas envolvidas que trabalham neste aeroporto e também temos trabalhado em colaboração com as autoridades competentes na área de segurança, falo da PRM que temos aqui, e outras forças também que trabalham no aeroporto para garantir a segurança dos passageiros”, confirmou Imelda Mubai.
A directora do Aeroporto de Vilankulo disse que durante este período da quadra festiva não tiveram nenhum constrangimento com relação à segurança do próprio aeroporto, “falo também do desaparecimento de bagagem, falo também de atraso de voos”.
Entretanto, a maior fatia dos visitantes chegou por via terrestre e, entre eles, os turistas nacionais destacaram-se como maioria, segundo confirmou Lucas Vilanculos, Director do Turismo em Vilankulo.
“Superamos as expectativas, estamos a falar de um registro de 21.533 turistas nacionais e estrangeiros. Desse número os nacionais superam as estatísticas com 12.347, enquanto que os estrangeiros contamos com 9.226. Sobretudo as casas que estão na costa de Vilanculos, quase todas estiveram cheias”, disse.
Foram milhares as pessoas que elegeram Vilankulo como destino para passar a quadra festiva, enchendo a cidade de vida, cor e movimento. Segundo as autoridades, apesar do elevado fluxo, o período foi considerado tranquilo e sem incidentes de maior registo.
“Este período foi caracterizado por uma relativa calmia no que concerne aos acidentes de viação, não houve registro de acidentes de viação, portanto, no que diz respeito à segurança rodoviária, a província esteve bem, não houve nenhum registro digno de realce. Foi um bom comportamento, não houve situações de vulto que pudessem consistir ou constituir em desordem pública ou cometimento de actos criminais que pudessem manchar o período da quadra festiva”, anunciou Adérito Jaquelina, porta-voz da PRM em Inhambane.
A quadra festiva de 2025 está a ser descrita como uma das mais tranquilas dos últimos anos, um cenário que contrasta com épocas anteriores e que reforça a ideia de que a cidade conseguiu garantir segurança e ordem mesmo com a chegada de milhares de visitantes.
Fonte: O País