27.1 C
New York
Wednesday, November 5, 2025
InícioTecnologiaMoçambique participa da 36ª Conferência Anual do FIRST no Japão

Moçambique participa da 36ª Conferência Anual do FIRST no Japão

Moçambique participa da 36ª Conferência Anual do FIRST no Japão

A Equipe Nacional de Resposta a Incidentes Cibernéticos (nCSIRT), composta por Sérgio Guivala, Chefe do Departamento de Segurança Cibernética e Coordenador do nCSIRT e por Elves Teles, participam de 9 a 14 de Junho de 2024, em Fukuoka, Japão, da 36ª Conferência Anual do FIRST, sob o Lema: “Bridging Security Response Gaps” (Reduzindo o fosso de resposta a Incidentes de segurança).

O FIRST visa promover a cooperação e a coordenação na prevenção de incidentes, estimular a reação rápida aos incidentes e promover a partilha de informações entre os membros e a comunidade em geral. A associação é composta por mais de 600 equipes com representação de mais de 100 nações.

A participação de Moçambique neste evento, é parte da implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética aprovada pelo Governo em 2021, em particular da componente de Operacionalização do CSIRT Nacional e de Cooperação Internacional. Os trabalhos realizados pelo nCSIRT.mz permitiram o reconhecimento do FIRST, tornando-se assim qualificada para aderir ao programa “FIRST Fellowship”.

A conferência oferece um fórum para partilhar objectivo, ideias e informações sobre como melhorar a segurança informática em escala global.

A participação do nCSIRT visa capacitar seus quadros em matérias de gestão, coordenação e resposta à incidentes cibernéticos por um lado, mas por outro, permite ao nCSIRT ter acesso a uma plataforma que possibilita o acesso a uma comunidade de resposta à incidentes global, acesso a um repositório de melhores práticas, ferramentas e comunicação confiável.

Importa referir que o quadro de serviços oferecidos pelo nCSIRT obedeceu ao framework do FIRST e o mesmo será usado ao longo dos anos e em paralelo com os demais frameworks tais como o da NIST, ENISA, SIM3 e outros, para constantemente evoluir os níveis de maturidade e integração de novos serviços do nCSIRT e da rede nacional de CSIRTs.

O nCSIRT está em fase conclusiva de adesão como membro deste fórum, o que vai conferir plenos poderes da sua participação neste prestigiado fórum global.

Para além da vantagem de poder votar, como membro do FIRST, o nCSIRT passa a ter o direito de descontos nas taxas de inscrição em eventos e pode usufruir de outros benefícios de adesão ao FIRST, como acesso à instância do FIRST MISP, Slack Workspace, grupos e listas de E-mail e outros serviços.

A anteceder o início da conferência no dia 8 de Junho de 2024, o coordenador do nCSIRT Sérgio Guivala participou da formação designada “CSIRT/SOC Manager Improvement Training”, que visava prover os gestores de ferramentas e conhecimentos para melhorar o processo de gestão de equipes de incidentes cibernéticos, melhorar a gestão do tempo, o uso adequado de indicadores-chaves de performance e o balanço entre as metas e os recursos existentes.

O curso foi ministrador pelo Vilius Benetis que é membro do NRD CIRT (@NRD Cyber Security), onde lidera uma equipe de especialistas para consultar, estabelecer e modernizar CSIRT/SOCs para governos, organizações e sectores na África, Ásia, Europa e Américas. Ele contribui activamente para o desenvolvimento de metodologias relacionadas ao CSIRT/SOC para ENISA, FIRST.org e ITU.

Estabelecido em 1990, o Fórum de Equipes de Resposta à Incidentes e Segurança, Inc. (FIRST) é uma associação internacional sem fins lucrativos de Equipes de Segurança de Computadores e Resposta à Incidentes (CSIRTs), Equipes de Segurança de Produtos e Resposta à Incidentes (CSIRTs) e pesquisadores de segurança independentes dos sectores público, privado e académico.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

PR quer justiça mais capacitada no combate à criminalidade

0
Presidente da República destaca a necessidade de investir no capital humano dos órgãos de administração da justiça para reforçar o combate à criminalidade,...
- Advertisment -spot_img