Segundo o jornal francês L’Équipe, a FIFA vai anunciar, ainda esta quarta-feira, o valor dos prémios destinados aos clubes participantes. A entidade máxima do futebol mundial decidiu redistribuir 100 por cento da receita da competição, 1000 milhões de dólares (quase 930 milhões de euros).
A FIFA prevê receitas de cerca de 2 mil milhões de dólares, ou 1.860 milhões de euros (metade em direitos de televisão e outra metade para receitas comerciais). Deste valor devemos deduzir o custo total do torneio, cerca de metade dos ganhos.
De acordo com o mesmo jornal, haverá três ‘fatias’ para o destino desses prémios – os clubes europeus, os não europeus e os não-participantes. Há a possibilidade de 15% do total dos prémios ir para a última fatia, parcela ainda por confirmar.
O sistema de prize money será, ao que tudo indica, muito semelhante ao praticado na Liga dos Campeões, com bónus de participação e bónus de desempenho, havendo assim, prémios por resultados e por passagem a cada fase. O dito bónus de participação será distinto para clubes europeus e não europeus.
Benfica e FC Porto são os dois clubes que participam nesta primeira edição do reformulado Mundial de Clubes. Os dois clubes devem receber um prémio de participação entre os 14 e os 17 milhões de euros.
A competição arranca nos Estados Unidos da América, entre 14 de junho e 13 de julho.
Fonte: CNN Portugal