Nelson Mandela e o Desporto: Um Legado de União e Reconciliação

0
38

Nelson Mandela compreendeu o desporto como uma poderosa ferramenta de transformação social e de unidade nacional. Mesmo não sendo desportista, utilizou-o estrategicamente para promover a reconciliação racial na África do Sul no período pós-apartheid.

E um dos principais feitos de Nelson Mandela no desporto ocorreu em 1995, durante o Campeonato do Mundo de râguebi, quando apoiou publicamente a seleção sul-africana, os Springboks, uma equipa tradicionalmente associada à minoria branca durante o regime do apartheid. Ao vestir a camisola do capitão da equipa, François Pienaar, na final do Mundial de Râguebi, que a África do Sul acabaria por vencer. Mandela transmitiu uma mensagem poderosa de reconciliação. Este gesto é até hoje considerado um dos momentos mais marcantes da história do desporto e da política.

Pois, Mandela acreditava que o desporto podia “inspirar, unir as pessoas como poucas coisas conseguem”, por essa razão, incentivou a inclusão racial nas modalidades desportivas nacionais, que anteriormente estavam segregadas.

Nesse mesmo espírito, defendeu que atletas negros e brancos competissem lado a lado e que representassem uma única nação, deixando para trás as divisões raciais do passado.

E em 2010 fora da presidência, Mandela desempenhou um papel fundamental na candidatura e conquista da sede da primeira Copa do Mundo da FIFA em solo africano, realizada no mesmo ano no estádio Soccer City na Africa do Sul. Na altura com 91 anos fez-se presente na cerimónia de encerramento do torneio. E a sua presença foi encarada como um ato simbólico de consagração do seu legado de união e de orgulho nacional através do desporto.

Por fim, os feitos de Mandela no desporto não foram realizados como atleta, mas sim como líder visionário, que viu no desporto uma ponte entre povos, raças e ideologias. transformando-o em um instrumento de reconciliação, paz e construção nacional.

 

” O desporto tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar. Tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas coisas conseguem”. Nelson Mandela – 2000

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui