No ano em que Adelino Timóteo celebra três décadas de percurso artístico, o Centro Cultural Portugues, na Beira, resolveu homenagear o artista.
No reencontro entre familiares, amigos e admiradores, o Governador de Sofala, Lourenço Bulha, enalteceu as qualidades de um autor que oscila entre a ficção, a poesia e as artes plásticas.
“Nesta ocasião saudamos o artista Adelino Timotéo, um filho de Sofala, amigo de Sofala, amigo da Beira, pelo seu notável contributo para o desenvolvimento da literatura moçambicana”, referiu o Governador de Sofala.
Para o autor de 26 livros, como Jorge Jardim e O regresso ao sagrado Macurungo, a iniciativa do Centro Cultural Portugues, na Beira, reflecte a consideração que a sua cidade natal tem por si.
“Esta cerimónia demonstra o amor, o carinho da comunidade beirense, de Sofala, por mim”, disse o escritor, comprometendo-se a continuar com o seu trabalho de criação, dentro dos valores que o inspiraram e o levaram a abraçar as artes
Adelino Timóteo nasceu em 1970, na Beira, e vive entre Moçambique e Espanha. No seu repertório, soma distinções em Moçambique, Portugal e Brasil.
Fonte: O País