Magala diz que Moçambique deve maximizar recursos existentes e inserir-se na revolução industrial 

0
4
O Conselheiro do Presidente da República e antigo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, diz que Moçambique deve inserir-se na revolução Industrial e maximizar os recursos existentes para o benefício dos moçambicanos. Magala falava durante a  passagem pela EXPO 2025.

A Expo 2025 é um evento que decorre desde 13 de Abril, em Osaka, no Japão, cuja  participação de vários países está focada na inteligência artificial e robótica.

No âmbito do tema central que incide sobre ideias tecnológicas inovadoras, que evidenciam a construção de uma sociedade sustentável suportada por iniciativas individuais e colectivas em várias áreas, Mateus Magala diz que Moçambique deve envidar esforços, usando recursos existentes, para se inserir na revolução industrial. 

“A robótica, a inteligência artificial mexe com todos nós. A medicina é uma área que podemos aproveitar para os nossos próprios avanços, a outra é a economia circular, uma economia, onde não há desperdício. O lixo é um activo, vão nascer milionários e bilionários a vender lixo, porque o lixo tem utilidade, é só sabermos transformar para a utilidade que queremos”  referiu Magala. 

Na visita ao Pavilhão de Moçambique, Magala ficou impressionado com a exposição do país, pois, sob seu ponto de vista, ela avança algumas soluções no mundo tecnológico. 

“Estamos todos representados, estamos todos de parabéns e orgulha-nos estarmos aqui e sairmos com a observação de que temos uma representação contínua no nosso país. Estamos a mostrar as nossas valências e também estamos a aprender dos outros” disse.

O conselheiro do chefe do estado referiu também que a experiência adquirida na Expo será útil para a liderança do país, sobretudo na agenda do desenvolvimento sustentável. 

“Aqueles que estão aqui no terreno vão saber transmitir essa experiência que colheram aqui para todos nós, principalmente para a nossa liderança em Moçambique, para que a nossa liderança possa absorver isso tornar um activo, partilhar com todos para que possamos usar essas lições para o avanço da nossa própria agenda e o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, explicou o conselheiro do Chefe do Estado.

Refira-se que a EXPO 2025 terá o seu fim no dia 13 de Outubro e a participação de Moçambique teve o seu ponto mais alto no dia 16 de Junho, uma data escolhida para a máxima projecção da imagem do país.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!