FPD assegura metade das despesas dos Mambas para dupla jornada frente ao Uganda e Botswana

0
8
Depois das recentes declarações da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) dando conta que a instituição máxima que rege o futebol nacional está sem fundos para cobrir as despesas inerentes as últimas quatro jornadas da Fase de grupos de Qualificação ao Mundial 2026, a directora geral do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), Sílvia Langa, assegurou que o Governo vai assumir o pagamento de cerca de 5 milhões de meticais correspondentes a metade do valor destindo a Data FIFA de Setembro.

 

Por Artur Manhique

 

Ao todo, são necessários cerca de 20 milhões de meticais para custear as despesas das duas janelas da Data FIFA, a primeira em Setembro e a segunda em Outubro.

 

“O plano de custos para a actividade de Setembro foi submetido e o Governo assumiu a maior rubrica, que é a de deslocação. Dos custos já apresentados pela FMF, foi assegurado metade, ou um pouco mais que a metade, que tem a ver com a deslocação para Kampala, ida e volta, e acolhimento dos Jogos aqui no estádio do Zimpeto”, avançou Sílvia Langa.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 

Quanto a outra Data FIFA de Outubro, a directora do FPD deixou ficar que a Federação Moçambicana de Futebol ainda não apresentou o plano de actividades.

 

“As actividades de outubro ainda não estão formalmente solicitadas ou não sabemos realmente qual é o custo até o momento. Por agora, só recebemos a solicitação de Setembro, o que é normal, falta cerca de dois meses ou um mês, ainda não há uma previsão técnica, submetida pelo menos ao Governo, para que possa assumir como é que vai se posicionar em função disso. Face a esta submissão, quando chegar a documentação, eu penso que nós podemos pronunciar”, garantiu a dirigente.

 

Na mesma senda, Sílvia Langa, assumiu que a prioridade do Governo é garantir infra-estruturas que reúnam os requisitos para acolher partidas das provas internacionais bem como arcar com o plano das actividades que a Federação submete em função daquilo que são as rubricas apresentadas.

 

“É responsabilidade do Governo garantir a questão das infraestruturas de caráter internacional, para que esta selecção, que é a modalidade mais massificada ao nível do país, tenha condições de acolhimento dos Jogos. E foi este grande investimento feito a curto tempo, de modo que consigamos, até agora, uma aprovação provisória. Face a esta actividade de setembro, a Federação e o Fundo, sim, têm estado a trabalhar em conjunto”.

 

De referir que pela 7ª e 8ª jornada do Grupo G de qualificação ao Mundial 2026, Moçambique defrontará as selecções do Uganda no dia 5 de Setembro fora de casa e do Botswana a 8 do mesmo mês no Estádio Nacional do Zimpeto. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!