27.1 C
New York
Thursday, November 6, 2025
InícioNacionalSociedadeSERNIC usa foto errada de suposto raptor

SERNIC usa foto errada de suposto raptor

Um cidadão moçambicano conhecido pelo nome artístico de Dólar diz que o SERNIC usou, por engano, a sua fotografia associada a um outro cidadão morto esta semana na África do Sul, por suposto envolvimento em raptos. Contactado pelo “O País”, o SERNIC não se pronunciou sobre o caso, mas retirou da sua página oficial na internet a fotografia usada para ajudar a localizar o indivíduo morto.

Através de um vídeo que circula nas redes sociais, um homem diz que o Serviço Nacional de Investigação Criminal o confundiu com um suposto raptor assassinado pelas autoridades sul-africanas, na última quarta-feira. 

Segundo explica o cidadão, na verdade, a fotografia usada para ajudar a localizar o indivíduo assassinado é sua e já tinha alertado ao Serviço Nacional de Investigação Criminal sobre a situação, desde que tomou conhecimento de que o suposto raptor era procurado.

O anúncio do assassinato do Dólar Man, cuja fotografia é de um outro cidadão de nome Dólar, causou constrangimento na família e amigos deste último, uma vez que se acreditou que ele era o mesmo raptor morto na África do Sul. 

De acordo com Dólar, nome artístico, a fotografia divulgada pelo SERNIC foi utilizada de forma indevida na identificação de António Francisco Macamo, conhecido por Dólar Man. 

O jovem conta ainda que a confusão teve início no ano passado, quando a sua imagem começou a ser associada a acções criminosas nas redes sociais.

A imagem foi colocada na secção de “Procurados” na página oficial do SERNIC, identificando-o como António Francisco Macamo, conhecido por “Dólar Man”. 

Dias depois do assassinato de António Francisco Macamo, ou seja, do Dólar Man, a fotografia foi removida da plataforma oficial do SERNIC, sem qualquer nota pública de esclarecimento.

Neste momento, a parte reservada a “Procurados”  mostra esta informação: “em actualização”.

Para o Jurista Paulino Cossa houve violação clara do direito ao bom nome e alerta para as graves consequências legais deste tipo de erro.

Além disso, o jurista diz que o cidadão pode processar o Estado por violação de direitos fundamentais, incluindo o direito à imagem e ao bom nome. 

Para falar do assunto, o “O País” contactou sem sucesso o SERNIC.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Governo Quer Transformar o Sector de Seguros Num Pilar de Crescimento...

0
A proposta de revisão do Regime Jurídico dos Seguros em Moçambique, apresentada pela Ministra das Finanças Carla Loveira, visa modernizar o sistema financeiro,...
- Advertisment -spot_img