27.1 C
New York
Friday, October 17, 2025
InícioNacionalSociedadeMunicípio de Maputo insta raparigas a aderirem ao rastreio de HPV e...

Município de Maputo insta raparigas a aderirem ao rastreio de HPV e cancro do colo do útero

[ai_summary timestamp=”01/10/2025 às 23:31″ summary=”O Conselho Municipal de Maputo lançou uma campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e cancro do colo do útero, com o objetivo de alcançar 78.441 raparigas dos 12 aos 18 anos, numa cobertura esperada de 97%. A Diretora Municipal da Saúde, Emília Cumaquela, apelou às raparigas para fazerem o rastreio e tratamento atempado, enquanto desafiou os profissionais de saúde a intensificarem a sensibilização e rastreio do colo do útero e da mama. Além disso, o Conselho Municipal alertou os funcionários para estarem atentos aos sinais de comportamento suicida, numa palestra sobre a "Prevenção do Suicídio no Local de Trabalho". O município também está empenhado na luta contra a raiva, apelando aos munícipes para vacinarem cães e gatos como medida preventiva.”]
O Conselho Municipal de Maputo apelou às raparigas a fazerem o rastreio de HPV e cancro de útero de modo a saberem dos seus estados e caso positivo começarem a fazer o tratamento de forma atempada.

O apelo foi feito pela Directora Municipal da Saúde, Emília Cumaquela, no âmbito do lançamento da campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e cancro do colo de útero, na Escola Secundária Eduardo Mondlane.

Cumaquela desafiou igualmente aos profissionais de saúde que trabalham na área de saúde materno-infantil a intensificarem a sensibilização e rastreio do colo do útero e da mama, bem como a utilização de forma racional do material do rastreio.

A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e cancro do colo de útero decorre em todo território nacional desde a passada segunda-feira e vai até sexta-feira, 3 de Outubro corrente, e na cidade de Maputo pretende-se alcançar 78.441 raparigas dos 12 a 18 anos de idade, numa cobertura esperada de 97%.

Outro apelo levado a cabo pelo Conselho Municipal de Maputo foi aos funcionários da edilidade, para que estejam atentos aos sinais de comportamento suicida, durante uma palestra subordinada ao tema “Prevenção do Suicídio no Local do Trabalho”.

A edilidade pretende despertar a consciência no seio dos funcionários sobre alguns sinais de comportamento suicida determinado por diversos factores, dentre eles o transtorno de personalidade, o declínio no desempenho individual e profissional, o consumo excessivo de substâncias psicoactivas, a depressão, a ansiedade, o isolamento social, entre outros.

A Directora Municipal da Saúde, Emília Cumaquela, considera o suicídio como um problema de saúde pública evitável, sendo que, a sua prevenção aumenta de forma considerável a expectativa, qualidade de vida e produtividade no trabalho.

O município de Maputo está, também, comprometido na luta contra a raiva, uma vez que é uma doença fatal e altamente contagiosa, com uma mortalidade de aproximadamente 100%.

A Vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Alice de Abreu, apelou aos munícipes a levarem cães e gatos à vacinação de modo a prevenir esta doença.

Alice de Abreu exortou aos profissionais do sector de veterinária e parceiros que continuem a garantir o controle da raiva no Município de Maputo.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

African Caucus Defende Financiamento de Infra-Estruturas Resilientes e Nova Arquitectura Financeira...

0
O African Caucus 2025 reuniu os Governadores Africanos do FMI e do Banco Mundial para discutir o financiamento de infraestruturas resilientes em África,...
- Advertisment -spot_img