Fonte: O País
Município de Maputo insta raparigas a aderirem ao rastreio de HPV e cancro do colo do útero

O apelo foi feito pela Directora Municipal da Saúde, Emília Cumaquela, no âmbito do lançamento da campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e cancro do colo de útero, na Escola Secundária Eduardo Mondlane.
Cumaquela desafiou igualmente aos profissionais de saúde que trabalham na área de saúde materno-infantil a intensificarem a sensibilização e rastreio do colo do útero e da mama, bem como a utilização de forma racional do material do rastreio.
A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e cancro do colo de útero decorre em todo território nacional desde a passada segunda-feira e vai até sexta-feira, 3 de Outubro corrente, e na cidade de Maputo pretende-se alcançar 78.441 raparigas dos 12 a 18 anos de idade, numa cobertura esperada de 97%.
Outro apelo levado a cabo pelo Conselho Municipal de Maputo foi aos funcionários da edilidade, para que estejam atentos aos sinais de comportamento suicida, durante uma palestra subordinada ao tema “Prevenção do Suicídio no Local do Trabalho”.
A edilidade pretende despertar a consciência no seio dos funcionários sobre alguns sinais de comportamento suicida determinado por diversos factores, dentre eles o transtorno de personalidade, o declínio no desempenho individual e profissional, o consumo excessivo de substâncias psicoactivas, a depressão, a ansiedade, o isolamento social, entre outros.
A Directora Municipal da Saúde, Emília Cumaquela, considera o suicídio como um problema de saúde pública evitável, sendo que, a sua prevenção aumenta de forma considerável a expectativa, qualidade de vida e produtividade no trabalho.
O município de Maputo está, também, comprometido na luta contra a raiva, uma vez que é uma doença fatal e altamente contagiosa, com uma mortalidade de aproximadamente 100%.
A Vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Alice de Abreu, apelou aos munícipes a levarem cães e gatos à vacinação de modo a prevenir esta doença.
Alice de Abreu exortou aos profissionais do sector de veterinária e parceiros que continuem a garantir o controle da raiva no Município de Maputo.
Fonte: O País
A revista Tempo é uma publicação moçambicana que surgiu em 1970, que tem como objectivo informar e analisar os principais acontecimentos políticos, económicos, sociais e culturais do país e do mundo, com uma perspectiva crítica e independente. A revista é ilustrada com fotografias, gráficos e infográficos. A revista Tempo é uma referência no jornalismo moçambicano, pela sua qualidade, credibilidade e diversidade de temas abordados.
A Revista Tempo Moçambique é um veículo de informação responsável que valoriza a cultura, promove o pensamento crítico, incentiva a inovação e mantém um compromisso com a diversidade, qualidade e proximidade com nossos leitores, abordando temas de responsabilidade social e sustentabilidade, e representando todas as vozes e realidades de Moçambique com conteúdo de alta excelência.
Contacte-nos: revista@tempo.co.mz
Tempo © Todos Direitos Reservados