27.1 C
New York
Wednesday, October 15, 2025
InícioNacionalPolíticaPR reitera necessidade de uma Administração Pública mais transparente

PR reitera necessidade de uma Administração Pública mais transparente

Resumo

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, enfatizou a importância da integridade e transparência na Administração Pública e Privada durante a conferência nacional sobre combate à corrupção em Maputo. Chapo defendeu um Estado transparente, responsável perante os cidadãos e que utilize os recursos públicos com rigor. Alertou para a corrupção em vários setores da Administração Pública e apelou à responsabilização imediata dos envolvidos para combater a impunidade. Destacou a necessidade de fortalecer as instituições de fiscalização, investigação e justiça, dotando-as de recursos e autonomia. Chamou ainda à cooperação entre os órgãos do Estado e a sociedade civil para combater eficazmente a corrupção.

O Presidente da República, Daniel Chapo, reiterou hoje a necessidade de mais integridade e transparência na Administração Pública e Privada. Chapo falava na conferência nacional sobre combate à corrupção, em Maputo. 

“Queremos um Estado que funcione com transparência, que preste contas com responsabilidade, que coloque o cidadão no centro das suas decisões e que use cada metical do erário público com responsabilidade e rigor”, sublinhou o Chefe do Estado. 

Daniel Chapo, destacou ainda a necessidade de cultivar a postura de integridade em todos os sectores da sociedade e de responsabilização em situação de corrupção. “Hoje, infelizmente, testemunhamos em alguns sectores da nossa Administração Pública casos de alguns funcionários que tudo fazem para ser afectados em alguns sectores como finanças, património, com o intuito de obter vantagens através de actos de corrupção”, apontou. 

Chapo defendeu a responsabilização imediata de todo aquele que se envolve em actos de corrupção, para destruir “o sentimento de impunidade, que reina na sociedade”. “Para acabar com esta percepção é imperioso continuar a fortalecer as instituições de fiscalização, de investigação e de justiça, dotando-as de autonomia, de recursos humanos qualificados  e meios tecnológicos e materiais modernos e meios financeiros, para que possam exercer a sua acção com responsabilidade, independência e integridade”. 

O Chefe do Estado destacou também a necessidade de uma cooperação efectiva entre os órgãos do Estado e a sociedade civil. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Preços do Petróleo Descem com Alerta da AIE e Agravamento das...

0
O mercado reage a previsões de sobre-oferta global e à escalada nas tensões entre as duas maiores economias do mundo, que ameaçam enfraquecer a procura energética.
- Advertisment -spot_img