27.1 C
New York
Tuesday, November 4, 2025
InícioNacionalSociedadeMais 700 trabalhadores das areias pesadas de Chibuto paralisam actividades

Mais 700 trabalhadores das areias pesadas de Chibuto paralisam actividades

Resumo

Mais de 700 trabalhadores da Dingsheng Minerals em Chibuto, província de Gaza, paralisaram as atividades em protesto contra a falta de contratos, injustiças salariais e más condições laborais. A empresa chinesa explora as areias pesadas da região e os trabalhadores exigem ajustes salariais, denunciando também a falta de equipamento de proteção e condições de segurança. A greve só terminará com a reposição dos direitos dos trabalhadores e pedem intervenção do Governo provincial. A Inspeção Provincial do Trabalho irá pronunciar-se após investigar o caso.

Mais de 700 trabalhadores da Dingsheng Minerals, em Chibuto, província de Gaza, paralisaram as actividades, nesta segunda-feira, como forma de contestar a falta de contratos, a injustiça salarial e o que consideram péssimas condições laborais.

A Dingsheng Minerals é uma firma de capitais chineses, que explora as areias pesadas de Chibuto, na província de Gaza. Nesta segunda-feira, os trabalhadores da mineradora decidiram  paralisar por completo as actividades,  como forma de exigir, entre outros, a justiça salarial.

“A empresa não se movimenta para reajustar o salário. O nosso sindicato já esteve com a direcção para procurar saber o que estava a acontecer ao ponto de não reajustar o valor. No entanto, a empresa apenas respondeu que não podia acrescer os 7%, porque alega que o valor que paga aos trabalhadores está acima daquilo que os ministros decretaram”,  disse um dos grevistas

Os trabalhadores em greve queixam-se ainda de um péssimo ambiente laboral e da negligência em relação à segurança. “Não temos material de EPI também, nem luvas”, reclamou um dos grevistas. 

O grupo avisa que só volta ao trabalho com reposição dos seus direitos e exige intervenção do Governo provincial no assunto.

Sobre a paralisação de actividades e as reclamações dos fiscais, a Inspecção Provincial de Trabalho garantiu que vai prestar declarações após se inteirar do assunto.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Airlink Aposta em Nacala e Consolida Moçambique Como Hub Estratégico da...

0
A companhia aérea sul-africana Airlink lançará em fevereiro de 2026 a nova rota Joanesburgo-Nacala, em Moçambique, visando fortalecer a conectividade aérea na...
- Advertisment -spot_img