Resumo
A Ministra das Finanças, Carla Loveira, reuniu-se com representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para reconhecer o contributo do BAD no desenvolvimento de Moçambique, destacando projetos em várias áreas como Governação Económica, Agricultura, Energia, Transportes, Água, Saneamento e Financiamento Climático. O Governo comprometeu-se a continuar a trabalhar em parceria com o BAD para promover o desenvolvimento económico e social do país. Foram mencionadas reformas recentes, como a aprovação da Estratégia de Gestão da Dívida Pública de Médio-Prazo 2025-2029, e decisões de investimento, como a plataforma de Gás Natural Liquefeito Coral Norte. O BAD elogiou os esforços do Governo no diálogo nacional pela paz, a eletrificação do país e apresentou a carteira de investimentos avaliada em 1,55 mil milhões de dólares, com destaque para os setores de Energia, Transportes e Agricultura.
Reafirmamos o compromisso do Governo em continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento económico e social do nosso país, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento, Disse a Ministra.
A titular do pelouro das finanças, falou das reformas levadas a cabo pelo Governo, com destaque a recente aprovação da Estratégia de Gestão da Dívida Pública de Médio-Prazo 2025-2029, que define um quadro prudente para a gestão da dívida pública, visando satisfazer as necessidades de financiamento do Estado, com destaque para o código de benefícios fiscais para os pequenos contribuintes com vista a maior inclusão no sector fiscal.
Na componente económica, Carla Loveira, informou a decisão final de investimento para a nova plataforma flutuante de Gás Natural Liquefeito (GNL) Coral Norte, operada por um consórcio liderado pela ENI, bem como a retoma do financiamento para o desenvolvimento do projecto liderado pela ExxonMobil.Por seu turno, o Director Executivo do BAD, enalteceu o esforço empreendido pelo Governo no diálogo nacional na busca de uma paz duradoira, e o levantamento da força maior pela TotalEnergies, bem como a electrificação do País, cujo 50% é financiamento do BAD.
Eugénio Paulo, apresentou o estágio da carteira do Banco, avaliada em 1,55 mil milhões de dólares, com destaque os sectores de Energia, Transportes e Agricultura lideram o volume de investimentos.
Por fim, a Ministra agradeceu o compromisso do Banco Africano de Desenvolvimento para materialização de investimentos estratégicos, nas áreas prioritárias apontadas pelo Governo para o período 2025-2029, e apelou também o apoio nos sectores de agronegócio, turismo, corredores de desenvolvimento e Desenvolvimento do Capital Humano.
Fonte: MEF





