Resumo
O jogador moçambicano Reinildo Mandava, do Sunderland de Inglaterra, deu uma entrevista onde partilhou como a perda do pai influenciou a sua carreira e a sua determinação em inspirar o seu país. Nascido numa família pobre, Reinildo teve de crescer cedo e dedicar-se ao futebol para ajudar a família. Após o pai o encorajar a ser um grande jogador, Reinildo começou a acreditar em si mesmo. Destacou o apoio da sua mulher nos momentos difíceis e expressou orgulho em representar Moçambique na Premier League. O jogador espera ser um exemplo para as crianças do seu país e para todos que acreditam que é possível alcançar os seus sonhos com esforço e dedicação.
Reinildo falou sobre como a perda do seu pai moldou a sua carreira e como ele espera inspirar a sua nação. Eis o excerto:
“Não sei se muitas pessoas sabem disto mas eu nasci numa família pobre então fiz tudo para mim. Tive de começar a crescer quando era criança. Quando eu era criança, tentei dar o melhor de mim para ter algo para dar à minha família”.
“Perdi o meu pai quando era criança. Antes de morrer, ele viu-me jogar uma vez e depois sentou-se comigo e disse ‘se continuares assim, serás um grande jogador’”.
“Naquele momento, comecei a acreditar. Estou aqui hoje, muitas coisas aconteceram”.
“Uma pessoa que está sempre comigo é a minha mulher. Ela também disse que acreditava em mim. Quando as coisas não estão a correr bem, ela diz ‘Eu acredito em ti, tu estarás lá’. Ela deu-me algo mais”.
“Foi esta jornada que foi difícil, mas é isso que me deixa orgulhoso”.
“Uma das coisas que me enche de orgulho é a sensação de dar uma chance ao povo do meu país, para todas as crianças do mundo e para as pessoas do meu país, especialmente, acreditarem que tudo é possível. Não importa de onde você vem. Se trabalhares para isso, podes estar lá. Eles podem continuar a acreditar que podem fazer ainda mais”.
“Eles podem olhar para mim e pensar que é possível estar lá. Essa foi a ideia desde a primeira vez que joguei futebol”.
Fonte: Jornaldesafio






