27.1 C
New York
Tuesday, December 2, 2025
InícioVendasDesportoTalapa defende maior papel dos Parlamentos da SADC na luta contra as...

Talapa defende maior papel dos Parlamentos da SADC na luta contra as mudanças climáticas

Resumo

A Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, participou no Simpósio do Fórum Parlamentar da SADC sobre o impacto das mudanças climáticas na região. Destacou que a SADC é fortemente afetada por secas, ciclones e inundações, prejudicando especialmente mulheres, jovens e crianças. Salientou a importância dos Parlamentos na criação de legislação justa, fiscalização rigorosa e orçamentos que priorizem a adaptação e mitigação climáticas, com foco na igualdade de género e inclusão social. Moçambique propôs a harmonização da legislação climática na SADC, a integração de abordagens de género e juventude nos planos de adaptação, acesso a financiamento para ações climáticas e cooperação regional, incluindo o uso do Centro Operativo Regional de Emergência da SADC. A Assembleia da República de Moçambique reiterou o compromisso de colaborar com os Parlamentos regionais para promover políticas climáticas justas e inclusivas.

A Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, participou, hoje, no Simpósio do Fórum Parlamentar da SADC, dedicado ao tema “O Impacto das Mudanças Climáticas na Mulher e na Juventude da SADC e o Papel do Parlamento na Mitigação e Adaptação”.

Durante a sua intervenção, Margarida Talapa destacou que a região da SADC é uma das mais afectadas pelos efeitos das mudanças climáticas, com fenómenos como secas, ciclones e inundações, que impactam sobretudo mulheres, jovens e crianças. “Proteger estes grupos vulneráveis é, acima de tudo, proteger o futuro da nossa região”, afirmou.

A Presidente sublinhou ainda que os Parlamentos têm um papel crucial na elaboração de legislação justa, fiscalização rigorosa e definição de orçamentos que priorizem a adaptação e mitigação dos efeitos climáticos, com enfoque na igualdade de género e inclusão social.

Entre as propostas apresentadas por Moçambique destacam-se a harmonização da legislação climática na SADC, a integração de abordagens de género e juventude nos planos de adaptação, a criação de mecanismos de acesso a financiamento para ações de adaptação e mitigação, e o reforço da cooperação regional, incluindo o uso do Centro Operativo Regional de Emergência da SADC.

A Assembleia da República de Moçambique reafirmou o seu compromisso de continuar a colaborar com os Parlamentos da região, promovendo políticas climáticas mais justas e inclusivas, numa resposta coordenada e robusta aos desafios climáticos.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Famílias se reúnem na província de Nampula, no norte de Moçambique, após fugirem da violência

Número de deslocados dispara após novos ataques no norte de Moçambique

0
A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, expressa preocupação com os ataques crescentes a aldeias no norte de Moçambique, levando a uma rápida deterioração do...
- Advertisment -spot_img