Um enfermeiro do Hospital Provincial de Xai-Xai está internado nos serviços de urgência, desde a madrugada deste domingo, após ser brutalmente agredido por um agente regulador de trânsito na zona da pontinha. O acto aconteceu durante uma abordagem e aos olhos de alguns cidadãos que, mesmo apelando para a contenção, o agente não parava de violentar a vítima.
O sol ainda nascia quando uma abordagem policial em Xai-Xai terminou em violência na sequência disto. Um técnico de saúde do Hospital Provincial de Xai-Xai ficou gravemente ferido após alegada agressão protagonizada por um agente da polícia de trânsito aqui no posto de controlo da Pontinha, por volta das 4 horas deste domingo.
Testemunhas no local dizem que o acto foi precedido por troca de acusações entre o enfermeiro e o agente regulador de trânsito. “Aquele polícia de trânsito começou a fazer movimentos de quem quer bater alguém. Ele pegou um muro que está ali. Então, a vítima disse que não queria ir para lugar algum, porque não tinha feito nada. Os telefones estão todos partidos”, contou.
Nisto, a vítima abandonou a viatura no local e seguiu para a sua residência, tendo sido seguido pelo agente em causa. Quem esteve no momento da agitação, diz ter tentado acudir, mas foi em vão, pois o polícia não parava de actuar.
“A mesma roupa dele até rasgaram aqui, porque está amarfanhada. O agente de polícia é que estava a agredir o Nélson até que começou com convulsões. Dali levamos para o hospital. É quando, depois, disseram que tinha que ir na sala de isolamento”, contou uma vizinha da vítima.
O comando provincial da PRM diz que o caso será investigado, mas para já rejeita envolvimento do seu agente em actos de agressão e diz que a vítima caiu durante a fuga após desacatar a polícia.
Nós, como polícia, não confirmamos essa agressão. Foi dado sinal de paragem no posto de fiscalização da Pontinha, onde um agente de polícia de trânsito terá se aproximado a ele para questões de fiscalização da viatura. Já que apresentava-se em estado de embriaguez, durante a tentativa de fuga, foi possível a visualização dele a escorregar e cair”, contou a sua versão Júlio Nhamussua, porta-voz da PRM em Gaza.
Entretanto, o Hospital Provincial de Xai-Xai confirma a entrada do paciente e diz que o mesmo apresentava sinais de agressão em várias partes do corpo.
“Deu entrada no domingo, vítima de agressão física. Apresenta escoriações nos membros superiores e inferiores. À entrada foi atendida por uma equipa multidisciplinar. Neste momento, o paciente está estável”, contou Jeremias Laquene, Director Clínico do Hospital Provincial de Xai-Xai.
A família da vítima diz-se indiferente aos argumentos da polícia e clama por justiça.
A suposta agressão protagonizada pelo regulador de trânsito reacende o debate sobre má actuação policial durante abordagens, e o Comando Provincial garante que vai iniciar uma investigação para apurar os contornos do caso.
Fonte: O País