Segundo o delegado da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Gaza, Jeremias Mazoio, que falava durante a sessão do Centro Operativo de Emergência (COE), onde foi apresentado o ponto de situação das vias de acesso na província, 21 troços de estradas encontram-se afectados pelas inundações.
Entre as vias mais críticas mapeadas pela ANE destacam-se a estrada R441 Chinhacanine/Nalazi, que apresenta cortes em dois pontos, nos quilómetros 35 e 45. Mapai–Pafuri e Chicualacuala–Pafúri,Machaila–Massangena, Alto Shangani–Maquéze.
As restantes estradas afectadas apresentam transitabilidade condicionada, sendo recomendada apenas a circulação de viaturas com suspensão alta e tração nas quatro rodas. É o caso das estradas Mohambi–Maquéze, Xai-Xai–Chilaulene, Ndonga–Dindiza, Chókwè–Tlhawene, Chicumbane–Zongoene, Magul–Tlhawene e Massingir–Zulu, onde predominam solos argilosos, alagamentos e poças de água ao longo da via.
A ANE disse estar igualmente a monitorizar a situação da estrada Massingir–Chimbutane, onde há ameaça intransitabilidade.
Fonte: Jornal Noticias






