27.1 C
New York
Tuesday, February 3, 2026
InícioNacionalPolíticaPR DESTACA REDUÇÃO DE ATAQUES E APOSTA NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DE CABO...

PR DESTACA REDUÇÃO DE ATAQUES E APOSTA NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DE CABO DELGADO

Por: Gentil Abel

O Presidente da República, Daniel Chapo, aproveitou a cerimónia de relançamento do projecto de gás natural liquefeito (GNL) da Área 1, liderado pela TotalEnergies, para abordar a situação actual em Cabo Delgado, província que durante anos foi marcada por ataques insurgentes. Chapo criticou a visão que associa a província exclusivamente ao terrorismo, afirmando que os ataques agora são esporádicos e que os insurgentes já não controlam nenhuma vila.

Segundo o chefe de Estado, a presença conjunta das Forças de Defesa e Segurança (FDS), do Ruanda e da SADC, cuja missão terminou em Julho de 2024, contribuiu para reduzir significativamente a capacidade dos grupos armados, que actualmente limitam-se a actividades de rapto de pessoas para exigir resgate. Este cenário, segundo o chefe do Estado, sinaliza um regresso à normalidade após anos de grave insegurança, incluindo a ocupação de Mocímboa da Praia, a principal vila da província, que chegou a servir como quartel-general dos terroristas. Outras vilas também foram conquistadas na altura, lembrando a dimensão da crise enfrentada.

No entanto, o Presidente destacou que a percepção negativa da província ainda gera efeitos colaterais. Muitos jovens têm hesitado em aproveitar as oportunidades de emprego criadas pelo projecto de GNL, temendo insegurança. Chapo enfatizou que actualmente o empreendimento emprega cerca de cinco mil pessoas, das quais 80% são moçambicanos e 40% destes são naturais de Cabo Delgado. A expectativa é que, na fase intermédia de construção, sejam criados cerca de 10 mil postos de trabalho, e no pico do projecto, 15 mil empregos, beneficiando principalmente a população local.

Assim sendo, Cabo Delgado mostra sinais de recuperação e de integração económica, mas o desafio agora é consolidar a confiança da população e atrair investimento, aproveitando as oportunidades que surgem no sector energético. O discurso do Presidente reflecte uma tentativa de equilibrar a narrativa: reconhecer os avanços na segurança, ao mesmo tempo em que se sublinha o potencial económico da província, cujo desenvolvimento depende tanto da estabilidade como da participação activa da comunidade local

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

media:entermedia_image:c8371ce0-588d-40cc-92c3-8cdf32e70611

OMS aponta 2025 como ano de conquistas em período de intensos...

0
Agência indica progressos em iniciativas desenvolvidas ao longo do ano no Brasil, na Guiné-Bissau, em Timor-Leste e em Moçambique; avanços incluem cobertura de saúde, vacinação e resposta a emergências.
- Advertisment -spot_img