Resumo
O músico moçambicano Frank Paco regressa aos palcos de Maputo com o lançamento do seu novo álbum "Belo Horizonte - Stockholm Sessions" no dia 3 de julho, às 20h00, no CCFM. O álbum, fruto de colaborações entre Moçambique e Suécia, mistura jazz, tradições africanas e influências internacionais, ligando o Oceano Índico ao Mar Báltico. Com uma carreira marcada por colaborações prestigiantes e atuações em palcos internacionais, Paco já partilhou o palco com artistas como Miriam Makeba, Hugh Masekela e Bono. No concerto de lançamento, contará com convidados especiais como Jimmy Dludlu, Xixel Langa e Valter Mabas, prometendo uma celebração da diversidade sonora da música africana contemporânea em Maputo.
O músico moçambicano Frank Paco regressa aos palcos de Maputo para apresentar o seu mais recente trabalho discográfico, Belo Horizonte - Stockholm Sessions, num concerto de lançamento marcado para o próximo dia 3 de julho, às 20h00, na Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM).
Reconhecido como uma das vozes mais consistentes da música moçambicana contemporânea, Frank Paco traz ao público um álbum que resulta de um diálogo artístico entre diferentes geografias, culturas e experiências musicais. Gravado entre Moçambique e a Suécia, o novo trabalho representa uma viagem sonora que liga o Oceano Índico ao Mar Báltico, explorando encontros entre o jazz, as tradições musicais africanas e influências internacionais.
Formado em Música pela Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, Frank Paco construiu uma carreira marcada por colaborações de prestígio e pela presença em alguns dos mais importantes palcos internacionais. Ao longo do seu percurso artístico, partilhou o palco com nomes incontornáveis da música mundial, como Miriam Makeba, Hugh Masekela, Johnny Clegg, Lokua Kanza e Nina Hagen, entre outros.
Entre os momentos mais marcantes da sua carreira destacam-se as participações nos históricos concertos 46664, iniciativa promovida por Nelson Mandela para a luta contra o VIH/SIDA, onde atuou ao lado de artistas de renome internacional como Bono, Peter Gabriel, Jimmy Cliff, Angélique Kidjo e Johnny Clegg.
Para o concerto de lançamento, Frank Paco contará com a presença de convidados especiais que enriquecem ainda mais a proposta artística da noite. Sobem ao palco o guitarrista sul-africano Jimmy Dludlu, uma das referências do jazz africano contemporâneo, bem como os músicos moçambicanos Xixel Langa e Valter Mabas.
A apresentação de “Belo Horizonte - Stockholm Sessions” promete, assim, afirmar-se como um dos momentos culturais de destaque da agenda artística da capital, reunindo diferentes gerações de músicos e propondo uma celebração da diversidade sonora que caracteriza a música africana contemporânea.


