27.1 C
New York
Saturday, September 20, 2025
InícioEconomiaPetróleo estável enquanto mercado permanece atento aos riscos geopolíticos no lado da...

Petróleo estável enquanto mercado permanece atento aos riscos geopolíticos no lado da oferta

Os preços do petróleo estabilizaram na quarta-feira, 03 de Abril, com os investidores atentos às preocupações em torno do fornecimento de petróleo e combustível, após os ataques ucranianos às refinarias russas e o potencial para um alargamento da guerra Israel-Hamas para incluir mais directamente o Irão.

Os futuros do petróleo Brent para Junho subiram 4 cêntimos, para US$ 88,98 dólares por barril, às 05h15 GMT, enquanto os futuros do petróleo americano West Texas Intermediate para Maio caíram 4 cêntimos, para US$ 85,11 dólares por barril.

Tanto o Brent como o WTI subiram 1,7% durante a sessão anterior, atingindo o seu valor mais alto desde Outubro.

Os preços subiram depois de um ataque de drones ucranianos a uma outra refinaria russa, que ameaçava retirar ainda mais da capacidade de processamento do País, reduzindo a produção de gasolina e gasóleo. A Rússia está entre os três maiores produtores mundiais de petróleo e é um dos maiores exportadores de produtos petrolíferos.

Os investidores estão igualmente preocupados com o facto de a retaliação iraniana contra Israel, na sequência de um ataque na segunda-feira, 01 de Abril, que matou militares de alta patente, poder conduzir a perturbações no abastecimento na principal região produtora do Médio Oriente, depois de o Irão ter prometido vingança. O Irão, que apoia as milícias do Hamas que combatem Israel em Gaza, é o terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

“As tensões geopolíticas continuam a lançar incertezas sobre as potenciais perturbações da oferta”, disse o estratega de mercado do IG, Yeap Jun Rong, acrescentando que os preços do petróleo continuaram a subir para um máximo de cinco meses, com a tendência a manter-se ascendente.

Para aumentar as preocupações com a oferta, a empresa estatal de energia do México, Pemex, solicitou à sua unidade comercial para cancelar até 436.000 barris por dia de exportações de petróleo bruto este mês, uma vez que se prepara para processar o petróleo doméstico na nova refinaria Dos Bocas, um documento interno analisado pela Reuters mostrou.

As primeiras indicações também mostram que as reservas de petróleo nos EUA, o maior utilizador de petróleo do mundo, estão a diminuir, depois de os comerciantes terem dito na terça-feira, 02 de Abril, que os dados do Instituto Americano do Petróleo relataram que os inventários de petróleo bruto caíram 2,3 milhões de barris na semana passada.

Isso é maior do que a queda de 1,5 milhões de barris prevista pelos analistas numa pesquisa da Reuters.

Os dados dos inventários do governo dos EUA deverão ser publicados nesta quarta-feira, 03 de Abril, às 14:30 GMT.

O painel ministerial da OPEP e dos seus aliados, incluindo a Rússia, conhecido como OPEP+, não deverá recomendar quaisquer alterações à política de produção de petróleo numa reunião na quarta-feira (03/04), disseram à Reuters cinco fontes da OPEP+.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

CC não se pronuncia sobre PR que ocupa liderança do partido

0
O Conselho Constitucional optou por não se pronunciar sobre a alegada incompatibilidade entre os cargos de Presidente da República e presidente da Frelimo, num...
- Advertisment -spot_img