Por Rosário Rafael
As estudantes entraram dominadoras e determinadas a vencer, para pressionar o Ferroviário da Beira na luta pela 4ª posição. Rapidamente foram demonstrando a sua supremacia no encontro, saindo em vantagem por 19-10.
No segundo quarto, o jogo ganhou contornos de goleada, com as estudantes a avolumarem o marcador, que ao intervalo indicava 44-17.
No segundo tempo, a Liga de Chimoio tentou reagir, mas as universitárias estavam disciplinadas e não deram espaço ao adversário. O resultado no final do terceiro quarto era de 61-28.
No último período, com os números claramente favoráveis às estudantes, restava apenas confirmar o desfecho da partida, que ficou fixado em 82-43. Com este resultado, a formação da Liga de Chimoio encerra a sua primeira participação na prova na última posição, sem qualquer vitória, enquanto a Apolitécnica ainda tem um jogo por disputar e já soma três triunfos no certame.
Naira Pamupamo foi a cestinha da partida, com 21 pontos, 5 assistências, 100% de eficácia no tiro exterior e 72% nos lances livres.
ÁGUIAS TERMINAM EM SEXTO E NACALENES EM SÉTIMO
Num dos jogos mais equilibrados do dia, a formação das Águias Especiais derrotou o Ferroviário de Nacala por 49-42, na última jornada da Liga SASOL.
O encontro foi marcado por momentos de basquetebol de grande qualidade, com o primeiro quarto a terminar com vantagem para as “polícias”, por 15-7.
No segundo quarto, a turma da “maiaia” entrou mais concentrada e repôs o equilíbrio no marcador. Lançamentos exteriores de Mima Assane contribuíram para a reviravolta, que ao intervalo dava vantagem às “nacalenses”, por 27-24.
Na segunda parte, as Águias Especiais despertaram para o jogo e, gradualmente, foram neutralizando as principais unidades da locomotiva da “maiaia”. Como resultado, reduziram a desvantagem para apenas um ponto ao final do terceiro quarto, que indicava 34-33 a favor do Ferroviário.
No último e decisivo quarto, a desconcentração e a ineficácia tomaram conta de ambas as equipas. Nos instantes finais, a vitória podia cair para qualquer lado, mas acabou por sorrir às “polícias”, fixando-se o marcador em 49-42.
Com este resultado, as duas equipas encerram as suas estreias na Liga SASOL em sétimo (Águias Especiais) e sexto (Ferroviário de Nacala) lugares, respetivamente.
Mima Assane, do Ferroviário de Nacala, foi a figura e cestinha do encontro, com 22 pontos, 50% de aproveitamento nos lances livres e 41% no tiro exterior. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






