O Presidente da República, Daniel Chapo, presidiu hoje no Município de Marracuene, Ricatla, à cerimónia de abertura da 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM).
A sua chegada foi marcada por uma recepção calorosa, com apresentações culturais que antecederam o discurso de abertura. Na sua intervenção, o Chefe de Estado deu as boas-vindas a todos os participantes, incluindo os investidores, o Ministro da Indústria e Comércio do Malawi, o Secretário de Estado, Turismo, Comércio e Serviços de Portugal, presentes, e, de forma especial, a todos os expositores nacionais e internacionais.
Este ano, o evento decorre sob o lema: “Promovendo a Diversificação Económica rumo ao Desenvolvimento Sustentável e Competitivo de Moçambique”, e tem como principal objectivo promover produtos e serviços, fomentar a troca de experiências empresariais e reforçar parcerias estratégicas.
A feira conta com a participação activa das regiões do país, através de exposições, que apresentam produtos e serviços característicos de cada uma das três regiões de Moçambique.
Durante o seu discurso, o Presidente da República destacou a importância histórica da FACIM, afirmando que “esta 60.ª edição confirma o estatuto que o evento conquistou ao longo das últimas sete décadas”. Reconhecendo o esforço e trabalho de todos aqueles que, ao longo destes 60 anos, contribuíram de forma notável para o sucesso da feira. Nesta edição, a Província de Gaza foi nomeada Província de Honra, em reconhecimento ao seu papel e contribuição para o desenvolvimento económico do país.
Paralelamente à FACIM 2025, realizou-se a cerimónia do “Dia do Exportador”, uma iniciativa destinada a reconhecer e premiar as melhores empresas exportadoras de Moçambique, incentivando a competitividade e a expansão do comércio externo. Diversos sectores económicos estiveram representados entre os premiados, evidenciando o dinamismo e potencial do mercado nacional.