O país está em alerta devido a um surto de Anthrax (Carbúnculo Hemático) detectado na Zâmbia, que resultou na morte de quatro pessoas dos 335 casos notificados naquele país vizinho.
Segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), através da Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário (DNDP), Moçambique é um país em risco por fazer fronteira com a Zâmbia, aliado às consequências do efeito do fenómeno El Niño.
“O Anthrax é uma doença zoonótica grave causada pela bactéria Bacillus anthracis. Pode afectar o homem, animais domésticos e selvagens”, lê-se na nota na posse do “Notícias Online”.
Assim, o MADER apela as comunidades a “pastorar o gado em áreas de pasto abundante (…); comunicar imediatamente a estrutura local, extensionistas, SDAE ou aos serviços de veterinária sobre a mortalidade de animais; não abater animais (bovinos, ovinos e caprinos) em casa, utilizar matadouros, casas de matança ou local de abate autorizados pela autoridade veterinária; não abater (…) e não consumir carnes e outros produtos de origem animal provenientes de animais doentes ou mortos, bem como de proveniência duvidosa”.
Fonte:Jornal Notícias