Resumo
O Ministério da Juventude e Desportos organiza a Gala Nacional do Desporto no dia 3 de outubro, em Maputo, para premiar atletas, treinadores e clubes pelo seu desempenho em competições nacionais e internacionais. O evento, que ocorre anualmente, incentiva os desportistas a alcançarem níveis mais elevados, com destaque para categorias como Melhor Atleta do Ano e Equipa do Ano. Na décima segunda edição, inserida nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, concorrem atletas como Anabela Cossa, Geny Catamo e Rady Gramane para o prémio de Atleta Popular do Ano, a ser decidido por votação pública. Esta iniciativa reforça o compromisso do governo em valorizar o desporto nacional e os seus intervenientes.
O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) promove a Gala Nacional do Desporto, nesta sexta-feira, 3 de Outubro, pelas 16 horas, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
Por Neyma Dos Santos
Realizado anualmente, o evento visa reconhecer e galardoar atletas, treinadores, clubes e outros intervenientes do desporto nacional pelas suas conquistas, méritos e valor ao honrarem o país em competições realizadas em território nacional e internacional. Este evento serve de estímulo para que atletas nacionais procurem atingir níveis cada vez mais altos nas várias modalidades que compõem o desporto nacional.
A décima segunda edição da celebração realiza-se no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e serão destacadas as categorias de Melhor atleta do ano, Treinador do Ano, Equipa do Ano, Prémio Família no Desporto, Prémio Carreira, Prémio Massificação e Formação, Prémio Infra-estrutura Desportiva e Menção Honrosa.
Convorrem para a categoria de Atleta Popular do Ano a basquetebolista Anabela Cossa, o futebolista Geny Catamo e a pugilista Rady Gramane e a decisão desta categoria será através da votação popular.
Com esta cerimónia, o governo reafirma o seu compromisso com a valorização e reconhecimento dos desporto nacional e dos seus actores.
Fonte: Lance