Árbitros Churane, Bagnath, Macamo e Sitóe no AfroBasket Sub-16 que Moçambique vai gazetar

0
10
Quatro jovens árbitros internacionais moçambicanos, nomeadamente Carlota Churrane, Maria Bagnath, Nilton Macamo e Engeless Sitóe foram nomeados pelo organismo máximo do basquetebol africano, a FIBA-África,como elementos neutros para arbitrar os jogos do Campeonato Africano da bola-ao-cesto AfroBasket 2025, na categoria de Sub-16 em masculinos e femininos, que terá lugar de 2 a 14 de Setembro do corrente ano em Kigali, no Ruanda.

Por Redacção LanceMZ

Curiosamente o quarteto ganhou a nomeação como árbitros neutros muito por conta do facto de a equipa feminina de Moçambique ter desistido da prova, depois de ter ganho direito a participação na competição após ocupar a segunda posição nos Jogos Regionais da SCASA que tiveram lugar recentemente em Whindhoek.

 

Está prova marcaria o regresso de Moçambique ao AfroBasket de escalões de formação, mas razões financeiras ditaram a não inscrição da equipa na prova por parte da Federação Moçambicana de Basquetebol.

 

Assim, a prova em femininos terá a participação de 11 países, nomeadamente Ruanda (anfitriã), Angola, Costa do Marfim, Camarões, Egipto, Guiné, Quénia, Marrocos, Mali, Tanzânia e Tunísia.

 

Em masculinos a prova que terá lugar no Kigali Arena contará com  a participação de 12 selecções, nomeadamente Ruanda, Angola, Costa do Marfim, Camarões, Egipto, Guiné, Líbia, Marrocos, Mali, Tunísia, Uganda e Serra Leoa.

 

Assim os árbitros moçambicanos voltam a participar em massa em provas dos escalões de formação.  Maria Bagnath é uma árbitra de basquetebol moçambicana que anteriormente foi nomeada para o Campeonato Africano de Basquetebol Sub-18, em ambos os sexos, em 2024 pela FIBA-África. Ela atua como juíza em competições nacionais, como a Liga Moçambicana de Basquetebol, e possui licença Internacional renovada este ano.

 

Já Carlota Churane é uma árbitra de basquetebol moçambicana, reconhecida como árbitra internacional pela FIBA, tendo sido nomeada, juntamente com Maria Bagnath, para dirigir jogos do Campeonato Africano de Basquetebol de Sub-18 (Afrobasket U18) em 2024.

 

Por seu turbo, Nilton Macamo, foi nomeado pela FIBA – África para integrar a equipa de arbitragem que dirigiu os jogos da fase de acesso à Liga Africana de Basquetebol, designada por Elite 16 que vai ter lugar entre os dias 28 de Novembro a 3 ce Dezembro de 2024, em Nairobi, no Quénia.

 

Por fim, o árbitro internacional de basquetebol António Englesse tem larga experiência e no ano passado foi nomeado pela FIBA-África para dirigir jogos da primeira ronda do torneio de apuramento à terceira edição da Liga Africana de Basquetebol, prova a realizar-se de 25 a 30 de Outubro, em Dar es Salam, Tanzânia. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!