Assembleia da República apostada em melhorar procedimentos eleitorais

0
35

A Assembleia da República compromete-se a trabalhar para a melhoria dos procedimentos eleitorais com vista a responder a actual complexidade do processo no país.

Segundo a Presidente deste órgão legislativo, Margarida Talapa, a melhoria dos procedimentos eleitorais passa pela aprovação de uma lei eleitoral que enquadre o trabalho resultante do compromisso político para um diálogo Nacional Inclusivo.

Margarida Talapa falava esta quarta-feira na cerimónia de abertura da primeira sessão ordinária referente à décima legislatura.

Trata-se de umasessão que se irá estender até 28 de Maio, tendo no rol da agenda 26 pontos, incluindo a informação anual do Procurador-Geral da República e a proposta do Programa Quinquenal do Governo 2025-2029.

A Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, afirma tratar-se de pontos que irão tornar o Estado moçambicano mais robusto. 

A cerimônia de abertura da primeira sessão ordinária da Assembleia da República, foi ainda marcada pelos discursos dos chefes das quatro bancadas parlamentares.

A questão da Paz e necessidade do diálogo para a reconciliação nacional, esteve no centro das intervenções.

O Chefe da Bancada da Frelimo, Feliz Silvia, disse acreditar que o actual modelo de diálogo inclusivo é o melhor para a garantia da Paz e Unidade Nacional.

Por Outro lado o Chefe da Bancada do Podemos, Sebastiao Mussanhane, referiu  que o seu partido é pelo diálogo em prol da estabilidade do país.

Já o chefe da Bancada da Renamo, Gerónimo Malagueta, disse esperar que esta sessão retome o debate em torno do estatuto dos funcionários e agentes parlamentares.

E o chefe da Bancada do MDM, Fernando Bismarque, saudou a assinatura recentemente do acordo com os termos de referência, para o diálogo político inclusivo para a estabilidade do país.

A partir de amanhã até sexta-feira os deputados da Assembleia da República estarão reunidos em seminário de indução no prosseguimento dos trabalhos da primeira sessão Ordinária do parlamento. (RM)

Source

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!