27.1 C
New York
Sunday, September 14, 2025
InícioInternacionalAssembleia Geral endossa Declaração de Nova Iorque sobre solução de dois Estados...

Assembleia Geral endossa Declaração de Nova Iorque sobre solução de dois Estados entre Israel e Palestina

Na sexta-feira, a Assembleia Geral da ONU endossou uma declaração sobre a solução pacífica da questão palestina e a implementação da solução de dois Estados com Israel.

A Declaração de Nova Iorque marca o desfecho de uma conferência internacional realizada em julho na sede da ONU, coordenada pela França e pela Arábia Saudita. O evento será retomado no final deste setembro.

Votação com 12 abstenções

Entre os 193 Estados-membros da Assembleia Geral da ONU, 142 países votaram a favor de uma resolução que apoia o documento.

Israel votou contra, juntamente com Argentina, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau, Papua-Nova Guiné, Paraguai, Tonga e Estados Unidos. A votação teve 12 abstenções.

Momentos antes da votação, o embaixador francês, Jérôme Bonnafont, lembrou que a Declaração de Nova Iorque “estabelece um roteiro único para alcançar a solução de dois Estados”.

As medidas previstas envolvam um cessar-fogo imediato em Gaza, a libertação de todos os reféns e o estabelecimento de um Estado Palestino viável e soberano.

Conferência internacional de alto nível

O roteiro também exige o desarmamento do movimento Hamas e sua exclusão da governança em Gaza, a normalização entre Israel e os países árabes, bem como garantias coletivas de segurança.

Em discurso feito antes da votação, o embaixador israelense junto à ONU, Danny Danon, afirmou que a “Declaração unilateral não será lembrada como um passo em direção à paz, apenas como mais um gesto vazio que enfraquece a credibilidade desta Assembleia”.

Perspectivas para a solução de dois Estados

O representante de Israel afirmou que “o Hamas é o maior vencedor de qualquer adoção” naquele evento e o declarará “o fruto de 7 de outubro”.

A conferência internacional de alto nível em julho foi realizada no contexto do conflito em andamento em Gaza e da piora das perspectivas para a solução de dois Estados.

Na abertura da reunião, o secretário-geral, António Guterres, observou que “a questão central para a paz no Oriente Médio é a implementação da solução de dois Estados, onde dois Estados independentes, soberanos e democráticos – Israel e Palestina – convivam em paz e segurança”.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

0
Por: Naice Novela Saúde e Segurança no Trabalho (SST) refere-se ao conjunto de medidas e práticas adoptadas para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho,...
- Advertisment -spot_img