27.1 C
New York
Tuesday, October 14, 2025
InícioNacionalSociedadeAtaques na reserva de Niassa podem ser uma estratégia de distração, defende...

Ataques na reserva de Niassa podem ser uma estratégia de distração, defende Uthui 

Rogério Uthui defende que os últimos ataques à reserva de Niassa podem ser para distrair as autoridades. Para o comentador da STV, não há dúvidas que o interesse principal do terrorismo é a província de Cabo Delgado, devido aos megaprojectos. 

“Entendo este ataque a reserva mesmo para a diversão, tanto é que a reserva são quase 40 mil km² de terra que não têm população. Não podemos estar a atacar Zonas [sem população], não faz sentido”, disse o analista, esta terça-feira, durante o Programa Comentários de Rogério Uthui, na STV. 

Uthui defende que o anúncio de regresso da Total Energies à Cabo Delgado, aliado ao anúncio feito pelo Presidente Norte Americano, Donald Trump, de abertura dos bancos para financiar o projecto de exploração de gás em 5 biliões pode ter atraído os que querem travar o projecto de gás no país. 

“É natural que estes ataques recrudesçam exactamente neste momento que se está a juntar toda a logística de novo para o reinício das obras da planta de gás em Palma. Então, sem dúvida nenhuma vejo que há uma relação de causa e efeito aqui”, explicou. 

Refira-se que, no último mês, a Reserva Especial do Niassa tem sido alvo de ataques terroristas.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

À Margem das Reuniões Anuais Carla Loveira Reune-se com a Country...

0
A Ministra das Finanças, Carla Loveira, reuniu-se com o Diretor Regional do Banco Mundial para Moçambique, Fily Sissoko, para discutir questões económicas...
- Advertisment -spot_img