Ataques na reserva de Niassa podem ser uma estratégia de distração, defende Uthui 

0
24
Rogério Uthui defende que os últimos ataques à reserva de Niassa podem ser para distrair as autoridades. Para o comentador da STV, não há dúvidas que o interesse principal do terrorismo é a província de Cabo Delgado, devido aos megaprojectos. 

“Entendo este ataque a reserva mesmo para a diversão, tanto é que a reserva são quase 40 mil km² de terra que não têm população. Não podemos estar a atacar Zonas [sem população], não faz sentido”, disse o analista, esta terça-feira, durante o Programa Comentários de Rogério Uthui, na STV. 

Uthui defende que o anúncio de regresso da Total Energies à Cabo Delgado, aliado ao anúncio feito pelo Presidente Norte Americano, Donald Trump, de abertura dos bancos para financiar o projecto de exploração de gás em 5 biliões pode ter atraído os que querem travar o projecto de gás no país. 

“É natural que estes ataques recrudesçam exactamente neste momento que se está a juntar toda a logística de novo para o reinício das obras da planta de gás em Palma. Então, sem dúvida nenhuma vejo que há uma relação de causa e efeito aqui”, explicou. 

Refira-se que, no último mês, a Reserva Especial do Niassa tem sido alvo de ataques terroristas.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!