Esta quarta-feira conta também com um aniversariante – e um sério caso de longevidade – no basquetebol português. Há 40 anos, na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, nasceu Betinho Gomes. No alto dos seus dois metros, o extremo / poste do Benfica relativiza a idade e prova que teria lugar na NBA.
A cumprir a nona época pelo Benfica – a sexta consecutiva – Betinho Gomes acumula passagens pela Liga de Espanha e de Itália, além de disputar o Mundial de 2023 – por Cabo Verde – e o Europeu de 2007.
Aos 22 anos integrou o grupo dos «Heróis de 2007», que terminaram com o jejum da Seleção Nacional quanto a Europeus, algo que durava desde 1951.
«Era um menino e era querido no grupo. Hoje, o Betinho entraria na NBA, porque a cultura de recrutamento é diferente. Ele esteve muito próximo de integrar o draft. Era já um jogador incrível naquela altura. Em 2007, o Betinho ocupou a vaga do Carlos Andrade.»
«O Betinho está cada vez melhor, não sei qual é o segredo. Desejo-lhe o melhor, porque é uma jóia de pessoa», referiu Philippe da Silva – treinador dos franceses do Nanterre e antigo internacional português – à FPBTV.
Nos últimos quatro encontros (Galomar, Portimonense, Oliveirense e Imortal), Betinho Gomes aplicou entre 12 e 16 pontos. O máximo desta época aconteceu aquando da visita a Esgueira, em novembro, com 21 pontos.
Como tal, conta com médias de dez pontos e quatro ressaltos em 22 partidas nesta época.
No currículo conta com Liga (6), Taça de Portugal (2), Taça da Liga (3) e Supertaça (3).
Betinho Gomes é um dos líderes do Benfica de Norberto Alves, que persegue o tetracampeonato, algo que não acontece desde 2015.
Fonte: Mais Futebol