Assim, considerando também as 979 queixas registadas na primeira metade do mesmo ano, o regulador contabilizou perto de 1800 reclamações de clientes do sistema financeiro ao longo de 2024, conforme indica o relatório do Banco de Moçambique sobre as estatísticas das reclamações recebidas no segundo semestre.
O Banco Comercial de Investimentos (BCI) registou 269 queixas, apresentando um índice de reclamações de 12,8. Por sua vez, o Millennium bim contabilizou 224 reclamações, com um índice de 10,7, seguido pelo ABSA Bank, que recebeu 48 queixas.
De acordo com o mesmo relatório, 52% das reclamações apresentadas neste período estiveram relacionadas com o funcionamento das máquinas ATM, nomeadamente dinheiro não disponibilizado e debitado na conta.
Além disso, 17% das reclamações foram sobre operações de crédito, enquanto 14% referiram-se a contas bancárias, destacando-se os débitos indevidos e bloqueios.
Por outro lado, o Banco Central recebeu ainda 49 reclamações relativas às duas maiores instituições de moeda electrónica, nomeadamente o E-Mola, com 34 queixas, e o M-Pesa, com 15. A maioria destas denúncias esteve relacionada com o dinheiro não disponibilizado em ATM ou levantamentos efectuados em agentes errados.
Na sequência destas queixas, o regulador implementou medidas correctivas, incluindo determinações específicas para a resolução das irregularidades identificadas, instauração de processos contravencionais e aplicação de sanções.
As acções tomadas pelo Banco Central incluem ainda reuniões com as direcções das instituições bancárias a fim de discutir mecanismos correctivos bem como a monitorização da implementação das medidas adoptadas.
O crescimento das reclamações já vem sendo registado desde 2023, quando aumentou 38,5%, totalizando 1120 queixas.
Segundo os dados divulgados em Novembro último pelo Banco de Moçambique, a instituição devolveu aos consumidores um montante de 808 milhões de meticais.
O Banco de Moçambique destacou, em relatórios anteriores, que tanto pelas reclamações recebidas como pelas inspecções realizadas foram detectadas diversas irregularidades, sobretudo na cobrança de comissões e encargos sobre produtos e serviços financeiros.
Fonte: Jornal Noticias