BRUNO LANGA E GUIMA COM TESTES EUROPEUS

0
8

Para a maior parte dos futebolistas moçambicanos a jogar fora do país as férias já terminaram. A preparação para a época 2025/2026 arrancou com os treinos de conjunto e há quem tenha já o jogo de calibre europeu, casos de Bruno Langa e Guima, que terão pela frente jogos de um grau de exigência elevado e importantes naquilo que são os objectivos dos seus clubes.

O Pafos  FC, de Bruno Langa, será o primeiro a ser testado já amanhã, 22 de Julho, frente ao Maccabi Tel Aviv, campeão do Israel, na primeira “mão” da segunda eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões Europeus. O jogo realiza-se às 19.00 horas, no Estádio Stelios Kyriakides, casa do Pafos FC.

Na terça-feira, o Pafos efectuou o último jogo de controlo, antes deste embate que marca o início da época, tendo passado no “exame”, já que venceu o Valladolid, equipa que caiu da I para II Liga Espanhola, por 3-2, num jogo em que o lateral-esquerdo moçambicano entrou na segunda parte. 

O Pafos iniciou a época a 23 de Junho, com um estágio na Letónia, e a 2 de Julho mudou-se para Espanha, onde permaneceu até terça-feira passada.  Em solo espanhol realizou três jogos, diante do AFC Wimbledon (2-2) e Leyton (0-1 vitória), das divisões secundárias da Inglaterra, e ainda com Orlando Pirates, da África do Sul (1-1).     

Bruno Langa juntou-se ao grupo a 8 de Julho, um dia depois de ter assinado o contrato por empréstimo do Almería, da II Liga Espanhola. 

Por sua vez, o Zira, de Guima, recebe, quinta-feira, o Hayduk Split, da Croácia, na primeira “mão” da segunda eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Liga Conferência. O primeiro duelo será na casa do Zira, em Baku, capital do Azerbeijão, e a segunda a 31 de Julho, na cidade croata de Split.     

Guima vai fazer a segunda temporada no clube azere, que iniciou a preparação a 14 de Junho, tendo começado por se instalar em Baku até 30 de Junho. Durante esse período fez um jogo com o Qarab, campeão daquele país euro-asiático, tendo perdido por 4-0. A 5 de Julho seguiu para um estágio na Turquia, onde efectuou três partidas e venceu o Ankara Kechiorengucu (2-1), Al-Huseyin (1-0) e Çorum (2-0) . Na passada quinta-feira deixou as terras turcas de regresso a Baku.

Quem vai correndo a todo gás é o avançado Ratifo, que vestirá a camisola do Chemie pela segunda época. Na primeira, foi uma das unidades em maior evidência, ao marcar nove golos e ajudando a sua equipa a assegurar a manutenção, o seu principal objectivo, com um 14.º lugar.

Até ao momento, o Chemie efectuou quatro jogos amigáveis, tendo ganhado dois e perdido o mesmo número: Tapfer Lepzig 2-0 (derrota); Banik (2-4 derrota); Eilenburg (1-0 vitória) e Grimma (1-2 vitória).

O médio Pepo também intensifica a preparação no Caldas, que iniciou os trabalhos a 3 de Julho. O Caldas disputará a Liga 3 de Portugal e já realizou dois testes de pré-epoca, tendo goleado o Marinhense por 5-1, perdeu diante da UD Serra por 2-1. 

Na próxima sexta-feira terá mais um jogo de controlo diante do Sp.Covilhã e a 2 de Agosto bate-se com União de Leiria.

O defesa-central Mexer também já está em acção ao serviço do seu novo clube, o Ankara Keçiorengucu, que a 23 de Junho iniciou a preparação, tendo inclusive defrontando o Zira, de Guima, numa partida em que o jogador moçambicano ainda não tinha assinado pelo clube turco.

O Ankara foi o 14.º classificado da II Liga turca na temporada passada e nesta aposta em subir alguns “degraus”. O Hataspor, que caiu da I Liga, será o primeiro adversário a 10 de Agosto.

O internacional moçambicano transferiu-se há uma semana do Bandimarspor, também da II Liga turca, após dois anos de contrato. Portanto, irá enfrentar a sua ex-equipa na quinta jornada, agendada para 14 de Setembro.

Quem ainda espera pela abertura da pré-temporada é o avançado do AC Mestre, da Liga Regional da Itália, Faisal Bangal. Só a 4 de Agosto iniciará uma nova etapa.

Autor de 9 golos na última temporada, Bangal foi o futebolista em evidência na equipa italiana da região de Veneza e viu o seu contrato renovado por mais uma época,  apesar da temporada marcada por uma grave lesão.

Na época passada, o AC Mestre falhou a qualificação para a Liga 3, após perder no “play-off” com o Treviso.

À espera também da abertura da época está Gildo, que actua no Jerash, da II Liga da Arábia Saudita.

Fonte: Jornaldesafio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!